ChatGPT diminuiu a demanda por trabalho freelancer, diz estudo
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Um estudo revela que o ChatGPT afetou diretamente o mercado de profissionais freelancers desde o lançamento da ferramenta, em 2022. A demanda por trabalhos nas áreas de redação de textos e programação teve uma queda de 21% após a chegada do chatbot, enquanto o setor de geração de imagens notou um declínio de 17% na demanda por freelas.
- IA também pode substituir os CEOs, apontam especialistas
- Olimpíada de Redação em SP vai usar IA para corrigir textos
As informações estão disponíveis no artigo “Who is AI Replacing? The Impact of Generative AI on Online Freelancing Platforms” (“Quem a IA está substituindo? O impacto da IA generativa em plataformas de freelancing online”, em tradução livre). O conteúdo foi publicado em conjunto por três pesquisadores da Harvard Business School, dos EUA, do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica, em Berlim, na Alemanha, e do Imperial College Business School, de Londres, no Reino Unido.
Queda de demanda
A pesquisa avaliou a oferta de trabalhos autônomos numa plataforma para freelancers (que não teve o nome identificado) entre julho de 2021 e julho de 2023 — vale lembrar que o ChatGPT foi lançado em novembro de 2022. Ao todo, a amostragem de dados incluiu 1,2 milhão de ofertas de vagas espalhadas entre 61 países.
As oportunidades foram divididas entre três categorias principais de trabalho: os que exigem intenso trabalho manual, como preenchimento de planilhas, no qual a atividade humana ainda tem um valor único; trabalhos propensos à automatização, como escrita e programação, mais vulneráveis ao ChatGPT; e trabalhos de geração de imagens, como modelagem 3D e design gráfico, também ameaçados por IA.
O campo dos trabalhos propensos à automatização foi o mais afetado, com uma queda de 21% da demanda em comparação aos trabalhos que exigem muitas habilidades manuais após a chegada do chatbot — a área de redação é a mais afetada, seguida do desenvolvimento de sites, softwares e apps. A criação de imagens, por sua vez, notou um declínio de 17%.
O artigo conclui que as ferramentas de IA generativa podem aumentar a concorrência no mercado de freelancers a curto prazo, mas ainda não seria possível traçar um cenário a longo prazo. Além disso, o texto sugere que a IA também vai afetar a tomada de decisões nas empresas, pois os gestores precisariam escolher quais tarefas seriam automatizadas e quais ficariam sob controle dos humanos.
O avanço das ferramentas de IA generativa cria muita incerteza sobre o mercado de trabalho e isso não afeta apenas os profissionais autônomos: outra pesquisa recente indicou que metade dos brasileiros tem medo de ser substituído por uma IA no emprego nos próximos cinco anos.