Metade dos brasileiros teme perder o trabalho para IA, diz estudo
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O medo de perder o emprego para uma IA é uma realidade no Brasil: uma pesquisa da empresa Ipsos revela que 50% dos brasileiros acreditam que podem ser substituídos por uma inteligência artificial no trabalho nos próximos cinco anos. Além disso, 67% dos entrevistados do país creem que a tecnologia pode pelo menos mudar a atual profissão no futuro.
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Os dados foram revelados na pesquisa “Monitor de Inteligência Artificial 2024”, que analisou as perspectivas sobre IA em 32 países diferentes para criar uma média global. De acordo com a empresa responsável, o relatório contou com a participação de 1 mil brasileiros, com idade entre 18 e 74 anos, e a coleta foi conduzida entre os dias 19 de abril e 3 de maio de 2024.
Receio com a IA no trabalho
Os números colocam o Brasil entre os 10 países com profissionais mais preocupados em serem trocados por uma IA, acima da média global de 36%. Nesse quesito, o ranking é liderado pela Indonésia, com 87%, e seguido pela Tailândia, com 81%.
Ao considerar a faixa etária dos entrevistados, os grupos com maior temor são os Gen Z (nascidos a partir da segunda metade da década de 1990) e os Millennials (nascidos entre a década de 1980 e a primeira metade da década de 1990).
O estudo não aborda os motivos, mas é provável que as constantes novidades no mercado de IA acendam o alerta para os profissionais: produtos lançados por Google, Microsoft e OpenAI são focados em soluções no ambiente corporativo, com modelos fundacionais cada vez mais capazes de bater de frente com o desempenho humano em temas como lógica e análise de dados.
Além disso, outra pesquisa feita na Universidade de Chicago, nos EUA, revela que o ChatGPT com GPT-4 supera os seres humanos em análises financeiras.
Conhecimento sobre o tema
A pesquisa revela que 64% dos brasileiros têm bom entendimento sobre o que é uma IA, enquanto 26% seguem o caminho contrário — ou seja, um a cada quatro brasileiros alega não ter domínio suficiente para dizer o que é uma inteligência artificial. O país fica perto da média global no quesito, de 67%, mas tem o 9º menor índice entre os países na tabela geral.
Por outro lado, 57% dos brasileiros dizem que sabem quais produtos ou serviços usam IA, o que fica acima da média global, de 52%.
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Mais destaques
A empresa publicou algumas descobertas com base no estudo: as pessoas estariam “animadas e nervosas” com a IA e tudo o que ela pode trazer, enquanto o público mais jovem se considera o mais entendido sobre o assunto.
Com relação às fake news e desinformações, 37% do público considera que a IA pode piorar o cenário, enquanto 30% crê numa melhoria. A tecnologia, inclusive, é um ponto de atenção nas campanhas eleitorais em todo o mundo em 2024, com alertas para a criação de deepfakes e propagação de conteúdos falsos gerados por inteligência artificial.