Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Câmera inteligente e impressa em 3D consegue gravar apenas o que interessa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Agosto de 2022 às 09h35

Link copiado!

LegasC/Envato
LegasC/Envato

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, desenvolveram uma câmera capaz de gravar apenas certos tipos de objetos, ao mesmo tempo em que apaga figuras indesejadas instantaneamente, sem precisar de nenhum processamento digital extra.

Segundo os cientistas, o equipamento projetado por um sistema de inteligência artificial (IA) utiliza um fenômeno óptico conhecido como difração da luz para omitir determinados objetos, dependendo do grau de iluminação e do comprimento da onda de luz no qual estão inseridos.

“A estrutura dessas superfícies transmissivas é otimizada usando aprendizado profundo de máquina para modular a fase dos campos ópticos transmitidos, de forma que a câmera apenas capture certos tipos de objetos desejados e apague outros em tempo real”, explica o professor de engenharia óptica Aydogan Ozcan, autor principal do estudo.

Continua após a publicidade

Captura seletiva de imagens

O novo design proposto pelos pesquisadores possui diversas superfícies transmissivas, cada uma delas composta por dezenas de milhares de elementos difrativos presentes na escala de comprimento das ondas de luz. Depois de impressa em 3D, a câmera inteligente é treinada para captar apenas figuras pertencentes a uma determinada classe dentro do espectro luminoso.

Com isso, objetos que não fazem parte dessa classe escolhida são apagados opticamente, sem precisar passar por sistemas de pós-processamento que necessitam de um tempo consideravelmente maior para realizar o mesmo trabalho, além de demandar uma quantidade extra de energia.

Continua após a publicidade

“Como as informações dos objetos indesejados são apagadas de maneira óptica por meio da difração de luz, essa câmera projetada por inteligência artificial jamais grava suas imagens diretamente, aumentando a privacidade do sistema, uma vez que é impossível recuperar e manipular algo que nunca foi gravado”, acrescenta o Ozcan.

Mais segurança, menos energia

Durante os testes realizados em laboratório, os cientistas demonstraram que a câmera consegue gravar apenas dígitos ou imagens selecionadas, ao mesmo tempo em que apaga instantaneamente outros objetos presentes na paisagem, independentemente das variações de iluminação.

Continua após a publicidade

Com exceção da luz necessária para iluminar os objetos, a câmera inteligente não requer uma fonte de energia externa para funcionar. Além disso, ela trabalha na velocidade da luz, permitindo que as imagens sejam captadas e processadas de forma extremamente rápida.

“Nossa câmera é mais veloz, segura e eficiente em termos de energia. Isso a torna especialmente adequada para aplicações que necessitem de proteção de privacidade e baixo consumo de eletricidade, além de reduzir o uso de dispositivos de armazenamento, já que o sistema grava apenas o que é desejado”, encerra o professor Aydogan Ozcan.