Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Câmera inteligente cria mapas visuais para "se lembrar" por onde passou

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Junho de 2021 às 08h00

Link copiado!

 BrianAJackson/Envato
BrianAJackson/Envato

Um novo tipo de câmera, desenvolvido por cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, consegue criar um mapa visual utilizando imagens de locais por onde passou para se localizar melhor onde está, sem a necessidade de um GPS.

Os pesquisadores utilizaram uma nova geração de dispositivos que permitem o processamento de dados dentro dos próprios sensores. Com a tecnologia chamada de Pixel Processor Array (PPA), a câmera detecta as imagens e decide quais informações deve manter ou descartar para depois usá-las na construção do mapa visual.

"Pegue as abelhas ou formigas como exemplo. Foi demonstrado que elas são capazes de usar informações visuais para se mover e alcançar uma navegação altamente complexa, tudo sem GPS ou consumo exagerado de energia. Isso ocorre porque seus sistemas visuais são extremamente eficientes e bem ajustados para fazer e usar mapas”, explica o professor de robótica Walterio Mayol-Cuevas, responsável pela pesquisa, .

Continua após a publicidade

Em tempo real

Sistemas atuais que precisam construir ou usar mapas para localização dependem de sinais externos, como o GPS, para trabalhar corretamente. Geralmente, esses dispositivos não operam com precisão em ambientes fechados e gastam muita energia para manter antenas e outros componentes em pleno funcionamento.

Um bom exemplo disso são os aplicativos de localização instalados em smartphones ou equipamentos vestíveis. Além de consumirem bateria em excesso, esses apps apresentam falhas constantes em locais com sinal fraco ou sem cobertura das operadoras, como túneis ou andares subterrâneos.

Continua após a publicidade

Agora, com o dispositivo criado pela equipe da Universidade de Bristol, o sensor-processador consegue fazer os mapas e usá-los no mesmo instante em que as imagens são capturadas, com maior precisão e consumo mínimo de energia. Um algoritmo especial fica responsável pelo reconhecimento e classificação dos objetos em tempo real.

Seleção natural

Quando uma imagem é captada pela câmera, o algoritmo avalia se ela é diferente da que foi recebida anteriormente. Se for, ele armazena alguns desses dados para serem usados no futuro; caso contrário, a imagem é descartada.

Continua após a publicidade

Conforme a câmera se move pelo ambiente, novos dados são coletados e guardados em uma espécie de catálogo visual. Essas informações serão usadas na construção dos mapas e sistemas de localização, comparando itens visualizados previamente com imagens inéditas de um determinado local.

Segundo os pesquisadores, sistemas de processamento visual que vão além do registro de imagens, representam um passo importante para a construção de dispositivos capazes de criar mapas baseados na seleção de dados aleatórios.

“No futuro, robôs minúsculos e energeticamente eficientes, drones autônomos ou óculos inteligentes precisarão de compreensão espacial para desempenhar suas funções de maneira mais eficiente e isso, com certeza, virá da capacidade desses dispositivos de fazer e usar mapas visuais”, completa o professor Mayol-Cuevas.

Continua após a publicidade

Fonte: University of Bristol