Publicidade

Banda retira músicas do Spotify em protesto a investimento do CEO em IA militar

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Pexels/indra projects
Pexels/indra projects

A banda britânica Massive Attack anunciou que solicitou a remoção do seu catálogo de músicas do Spotify, em protesto contra um investimento de Daniel Ek, CEO da plataforma de streaming, em uma empresa de inteligência artificial (IA) voltada ao setor militar.

Em junho, a empresa de capital de risco Prima Materia, de Daniel Ek, liderou uma rodada de financiamento da Helsing, fazendo um aporte de € 600 milhões (cerca de R$ 3,7 bilhões na cotação atual) na companhia. Ek também integra o conselho da empresa de tecnologia alemã.

A Helsing é conhecida por desenvolver um software que utiliza tecnologia de IA para analisar dados de sensores em campos de batalha e fornecer informações em tempo real para exércitos. A companhia também fabrica um drone militar do modelo HX-2.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Pronunciamento no Instagram

A banda formada por Robert Del Naja (3D) e Grant “Daddy G” usou seu perfil oficial no Instagram para fazer o comunicado, destacando que solicitou a remoção à sua gravadora. 

No anúncio, eles também informaram a adesão ao movimento No Music For Genocide, que bloqueia geograficamente o acesso às suas músicas em plataformas de streaming em Israel.

“Sem conexão com essa iniciativa e em vista dos (supostos) investimentos significativos de seu CEO em uma empresa que produz drones de munição militar e tecnologia de IA integrada a aeronaves de caça, a Massive Attack fez uma solicitação separada à nossa gravadora para que nossas música fossem removidas do serviço de streaming Spotify em todos os territórios”, disse a banda em postagem nas redes sociais.

Na sequência, os artistas citaram um “fardo moral e ético”, destacando que seus esforços criativos acabam por financiar “tecnologias letais”.

Grupos como King Gizzard and the Lizard Wizard, Godspeed You! Black Emperor, Hotline TNT, Deerhoof e Manchester Wu Lyf também removeram suas músicas do Spotify como forma de protesto contra os investimentos atribuídos a Daniel Ek na empresa de IA.

Respostas do Spotify e da Helsing

Continua após a publicidade

Em contato com o The Guardian, o Spotify ressaltou que a plataforma de streaming e a empresa de IA militar são companhias totalmente diferentes. A Helsing, por sua vez, informou que não está envolvida em Gaza e destacou que estão sendo veiculadas informações falsas sobre sua atuação.

“Atualmente, circulam informações equivocadas de que a tecnologia da Helsing está sendo utilizada em zonas de guerra fora da Ucrânia. Isso não é verdade. Nossa tecnologia é utilizada em países europeus apenas para dissuasão e defesa contra a agressão russa na Ucrânia”, afirmou a empresa em comunicado.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | 3 USOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIA A DIA

Fonte: Helsing; The Guardian