Publicidade

Anthropic lança Claude Sonnet 4.5 com foco em programação e agentes de IA

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Viviane França/Canaltech
Viviane França/Canaltech

A Anthropic lançou o Claude Sonnet 4.5, nova geração do LLM para programação e tarefas complexas, nesta segunda-feira (29). De acordo com a empresa, é “o melhor modelo programador do mundo” com melhorias na geração de códigos, no uso agêntico e na cibersegurança.

Na área de programação, o Sonnet 4.5 teve desempenho superior ao antecessor, Sonnet 4, em testes de benchmark para desenvolvimento de software. Além disso, é uma ferramenta mais autônoma: a Anthropic afirma que o modelo consegue processar tarefas complexas e de várias etapas por 30 horas ininterruptas, contra 7 horas do modelo antecessor.

A nova IA do Claude também registrou bom desempenho em tarefas que exigem controlar o computador com agentes de IA. A expectativa é de que o modelo seja colocado à prova na extensão do Claude para o Google Chrome, ainda testada em grupos limitados de assinantes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Com relação à cibersegurança, a Anthropic destacou melhorias para identificar e analisar vulnerabilidades com maior velocidade e precisão. O novo modelo chega para concorrer com outros LLMs poderosos lançados neste ano, incluindo Gemini 2.5 Pro do Google e GPT-5 da OpenAI.

Foco em segurança para empresas

O Sonnet 4.5 é “o modelo mais alinhado” da Anthropic até o momento, afirma a empresa em nota. Isso significa que o LLM foi treinado com mecanismos de segurança para garantir bom desempenho nas tarefas complexas sem comprometer a experiência geral com abordagens nocivas.

Comportamentos como bajulação, engano e uma tendência a incentivar pensamentos delirantes foram reduzidos com o salto de geração, enquanto o uso agêntico aumentou a proteção contra ataques de injeção de prompt.

Disponibilidade

O Claude Sonnet 4.5 já está disponível no chatbot da Anthropic e no Claude Code. Contas gratuitas podem acessar a novidade, mas existem limites diários de uso.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: qual IA escolher?