Adobe mostra IA que edita fotos como se fosse mágica
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

A Adobe prepara mais um recurso poderoso com inteligência artificial: a empresa pretende anunciar uma nova função de seleção inteligente durante o evento Adobe Max. A novidade identificaria rapidamente os elementos presentes na imagem para trocar objetos com facilidade e transforça a edição de fotos num passe de mágica.
- Firefly | Como funciona a IA geradora de imagens da Adobe
- Photoshop online é lançado com IA que cria imagens
O recurso aparece em um vídeo não listado do perfil da Adobe e por enquanto recebe o nome de Project Stardust. Ao contrário de outros recursos de IA já presentes nos softwares da empresa, como o preenchimento generativo, a tecnologia se destaca pela seleção rápida dos elementos.
A ferramenta consegue identificar objetos como acessórios e peças de roupa ou até mesmo pessoas no fundo de uma foto. A partir disso, a edição é rápida e dispensa a criação de novas camadas, com a opção para redimensionar, mover e substituir elementos a partir de comandos em texto. Tudo indica, também, que não é necessário conhecimentos avançados de edição para manipular a IA.
A Adobe deve revelar mais detalhes sobre a função no evento Adobe Max, durante os dias 10 e 12 de outubro. A conferência também deve incluir detalhes sobre novos produtos para o Firefly e a Creative Cloud e terá transmissão online gratuita.
Google Fotos lançou recurso similar
Trocar elementos numa foto com IA é uma tarefa comum, mas a grande diferença está na praticidade da interface para isso. O Google também lançou uma função bem parecida, porém exclusiva aos modelos Pixel 8 e Pixel 8 Pro.
A nova versão do Magic Editor permite identificar rapidamente os elementos da foto com um rápido movimento de círculo. Em seguida, oferece recursos para gerenciar o objeto selecionado.