Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

4 motivos para usar o ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Agosto de 2023 às 12h00

Link copiado!

Rafael Damini/Canaltech
Rafael Damini/Canaltech

Se você está atento às notícias do mundo da tecnologia, muito provavelmente já ouviu falar do ChatGPT e suas capacidades. O chatbot é um dos mais conhecidos do mundo nessa nova era de inteligências artificiais generativas

4 motivos para usar o ChatGPT

Entre as várias alternativas de chatbot que existem por aí, o ChatGPT ainda é uma das opções mais interessantes para você adotar no dia a dia. Abaixo, você confere quatro razões para usar a IA da OpenAI.

Continua após a publicidade

4. Pode usar de praticamente qualquer lugar

Atualmente, o modelo que alimenta o ChatGPT é adotado em vários chatbots com inteligência artificial. Isso torna o bot da OpenAI referência ao se falar sobre IAs conversacionais.

Você pode, por exemplo, usar versões do ChatGPT no WhatsApp, no Discord e em várias outras plataformas. Há aplicativos que também incorporam o bot com personalidades específicas, assim proporcionando maior variedade para a conversa e atendendo demandas específicas, como acontece no Duolingo.

Continua após a publicidade

Além disso, o chatbot da OpenAI também tem aplicativo próprio para Android e iOS. Então, não faltam opções de meios para você papear com ele e tirar suas dúvidas a qualquer momento, diferentes dos rivais.

3. Ele pode servir de inspiração

Uma das utilidades mais interessantes do ChatGPT é a capacidade de inspirar o usuário em atividades criativas. Você pode usar o chatbot para dar o pontapé num artigo, roteiro, texto ou até para prototipar projetos que vão além da criação de conteúdo — peça ajuda, por exemplo, para elaborar um modelo de negócios para uma loja online.

O ChatGPT não é capaz só de responder texto, já que também consegue entregar respostas em código de programação. Então, se você precisar de alguma ajuda para desenvolver sua lógica e aprender uma linguagem nova, pode apelar para ele e adiantar seus estudos.

Continua após a publicidade

As possibilidades são praticamente infinitas: o ChatGPT também pode dar sugestões de coisas para fazer na vida real, como em contos para mestrar mesas de RPG, elaborar mensagens de um personagem com uma personalidade específica e criar receitas apenas com os ingredientes que você na geladeira.

2. Interface fácil de usar e entender

Desde o começo, o ChatGPT é um dos chatbots mais intuitivos para conversar. A IA divide os papos em diferentes conversas, permitindo que você aproveite o contexto de mensagens anteriores para aprofundar o papo, sem precisar repetir o que já perguntou.

Continua após a publicidade

Assim, você pode usar a IA num momento, encerrar a conversa e continuá-la depois exatamente de onde parou. Além de poder alternar entre papos sem que um interfira no outro com muita facilidade.

1. Um "sabe-tudo" da internet

O ChatGPT pode não ser uma fonte de informações confiável, mas ele certamente ajuda você a sair da inércia num determinado tema. Se ainda não sabe por onde começar sua busca, é possível perguntá-lo de forma geral sobre um assunto e, a partir das respostas, aprofundar a pesquisa.

Continua após a publicidade

A capacidade de síntese do ChatGPT é uma das principais utilidades da ferramenta, então ele é uma opção legal para sanar dúvidas sobre temas complexos de forma simples e fácil de digerir.

Além disso,a IA também pode servir para aprender coisas novas. Caso precise de um assistente para cozinha ou elaborar uma sessão de exercícios físicos com um determinado objetivo ou um programa de estudos de um novo idioma, por exemplo, o ChatGPT pode ajudar você a sair do ponto zero.

Contudo, fica o alerta: não acredite em tudo que ele fala, pois nem todas as informações ali são verdadeiras.

Mas ele não é bom em tudo

Continua após a publicidade

O ChatGPT é um dos chatbots mais populares atualmente, mas ele não é infalível, então confira cinco motivos para não usar o ChatGPT.