Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Youtuber cria uma versão CGI de si mesmo para enganar os amigos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Março de 2021 às 15h25

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/RenovaMídia)
(Imagem: Reprodução/RenovaMídia)

Quem vê cara será que também enxergar o que está por trás de uma imagem digital? Não em tempos de CGI e Deepfake.

Um criador de conteúdo conhecido como Ferdi resolveu pregar uma peça em seus colegas. Ele usou um aplicativo chamado MetaHuman para criar uma cópia de si mesmo em CGI (imagens geradas por computador). No começo eles até acreditaram, mas depois ficou claro que tudo não passava de uma brincadeira cibernética.

Veja no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

A qualidade das imagens geradas deixa um pouco a desejar, mas se levarmos em consideração que foram feitas em casa, utilizando um telefone celular, a proeza é admirável.

Unreal Engine

O aplicativo foi desenvolvido pela Unreal Engine, mas ferramenta geralmente usada na criação de videogames agora começa a ser utilizada de uma forma mais caseira, tornando possível a manipulação de imagens por qualquer pessoa.

Continua após a publicidade

Com ela é possível atingir um nível razoável de detalhes como tom de pele e cor de cabelos, além dos acessórios que podem ser adicionados como roupas e chapéus.

O processo de criação de resumidamente simples. Basta baixar o aplicativo Metahuman no site da Epic Games e seguir o processo de instalação no computador. A partir daí o app precisa ser conectado a um iPhone com uma câmera fotográfica compatível com a tecnologia “truedepth” (face ID) para rastrear a fisionomia do usuário.

Apesar da brincadeira e da diversão que a ferramenta proporciona, sempre é bom levar em consideração as questões éticas envolvidas na manipulação de imagens. Afinal, o que pode acontecer quando uma pessoa consegue se transformar em qualquer outra utilizando apenas um telefone celular?

Por enquanto a ferramenta é apenas um protótipo, mas é bom ficar atento da próxima vez que um colega chamar para um videochamada. Será que vai ser ele mesmo? Se você quiser ver como funciona é só baixar um modelo de projeto na loja da Unreal Engine e testá-lo gratuitamente.

Continua após a publicidade

Fonte: Youtube