Publicidade

Vidro reciclado pode ser uma solução para construções mais sustentáveis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Março de 2022 às 17h37

Link copiado!

Mehdi Chougan
Mehdi Chougan

Pesquisadores da Universidade Técnica de Berlim, na Alemanha, e da Universidade de Brunel, na Inglaterra, testaram substituir agregados — como areia — por vidro no concreto para impressão 3D e descobriram que o material pode ser uma ótima alternativa para resolver o problema da falta de sustentabilidade. A solução pode ajudar a amenizar os problemas ambientais causados pela exploração mineral, além de contribuir para o desenvolvimento de um concreto com propriedades superiores ao que contém areia natural.

Considerando que o vidro é produzido a partir de areia e fácil de reciclar, ele pode ser usado para fabricar concreto com um processamento menos complex. A aplicação do concreto 3D promete aumentar o número de possibilidades no campo da arquitetura e da construção, enquanto contribui para a sustentabilidade exigida na indústria, reduz os custos e economiza tempo.

O uso do vidro reciclado no lugar da areia garante que o material seja reaproveitado de forma mais eficiente, já que ainda existem gargalos no processo de reciclagem.

Continua após a publicidade

Reaproveitando vidro

Para produzir o concreto 3D, os pesquisadores utilizaram vidros de bebidas com cal sodada obtidos em uma empresa de reciclagem. A equipe triturou as garrafas de vidro com a ajuda de uma máquina e, então, as peças trituradas com menos de um milímetro quadrado foram lavadas, secadas, moídas e peneiradas. O material triturado foi então usado no lugar da areia para fabricar o concreto para imprimir blocos e outros elementos de construção em 3D.

O vidro sodo-cálcico — o tipo de vidro mais comum — conta com uma condutividade térmica pelo menos três vezes menor do que o agregado de quartzo — bastante usado para fabricar o concreto atualmente. Dessa forma, o vidro reciclado oferece melhores propriedades de isolamento para o concreto, diminuindo os custos necessários para resfriamento ou aquecimento durante as épocas de verão e inverno.

Continua após a publicidade

Testes com concreto convencional

Os pesquisadores também fizeram testes com o cimento Portland — o tipo mais comum do material — com a substituição da parte "tradicional" da substância pelo pó de calcário no processo de fabricação do concreto. O cimento Portland é um componente chave do concreto, porém a sua produção causa a liberação de grandes quantidades de dióxido de carbono, que contribui com o efeito estufa.

Em comparação, o calcário oferece menos riscos ambientais do que o cimento Portland, não diminui a qualidade da mistura e também pode ser usado para fabricar o concreto de impressão 3D. Para fazer o teste, a equipe acrescentou calcário feito de pequenas esferas termoplásticas ocas no lugar do cimento Portland para diminuir a densidade do concreto — o que reduziu a condutividade térmica do material em até 40% em relação a outros tipos de concreto.

Impressão 3D na construção civil

Continua após a publicidade

A partir da tecnologia de impressão 3D, é possível desenvolver qualquer estrutura — como uma parede — em um computador, converter em código simples e enviar o arquivo para uma impressora 3D, que consegue operar 24 horas por dia. Com o avanço da técnica de impressão 3D será possível aumentar a segurança dos trabalhadores, além de diminuir a quantidade de resíduos desperdiçados, visto que será tudo calculado corretamente.

A tecnologia também terá um papel importante no desenvolvimento de construções leves e eficientes, além de ajudar a sociedade a caminhar em direção a um futuro cada vez mais neutro em carbono

Fonte: Science Direct