Unitree G1 | Assista a este robô humanoide demonstrar o "modo antigravidade"
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

O robô humanoide Unitree G1 foi apresentado testando seu "modo antigravidade”. O recurso do dispositivo da Unitree tem como objetivo otimizar a estabilidade e a capacidade de resposta do robô após uma queda.
- China promove campeonato de futebol entre robôs humanoides; veja o vídeo
- Robô humanoide tem falha grave de design se quer mesmo ser comparado aos humanos
- A história por trás do viral do robô humanoide que "atacou pessoas" na China
Em um vídeo publicado nas redes sociais da empresa, o humanoide aparece inicialmente dançando antes de ser sucessivamente golpeado por humanos com chutes. O robô cai diversas vezes, mas impressiona pela rapidez com que se levanta.
“O Unitree G1 aprendeu o modo ‘Antigravidade’: a estabilidade é muito melhorada em qualquer sequência de ações e, mesmo se cair, pode se levantar rapidamente”, escreveu a companhia em uma publicação no seu perfil oficial do X (antigo Twitter).
Na segunda parte do vídeo, o Unitree G1 simula movimentos de artes marciais e realiza uma sequência de mortais para trás.
Humanoides da Unitree em luta de boxe
Essa não foi a primeira demonstração das capacidades do modelo G1 da Unitree. Em maio de 2025, foi realizado um torneio de boxe entre os humanoides da empresa chinesa, organizado pelo China Media Group — o maior conglomerado de mídia estatal do país — e transmitido pelo canal de notícias CCTV-10.
No campeonato, quatro equipes comandaram os robôs aplicando diferentes estratégias de luta, enquanto socos e chutes eram desferidos no ringue.
As lutas foram divididas em três rounds de dois minutos cada. Pontuava o robô que acertasse golpes no tronco ou na cabeça do oponente, utilizando mãos ou pés. Caso um humanoide demorasse mais de oito segundos para se levantar após uma queda, recebia uma penalização.
Características do Unitree G1
O Unitree G1 tem 1,30 metro de altura e pesa 35 kg. O robô consegue se movimentar com precisão em múltiplos eixos e pode executar socos e chutes ao balançar joelhos e quadris com naturalidade.
“Combinado com o controle híbrido de força e posição, ele é sensível e confiável, e pode simular mãos humanas para realizar operações precisas com objetos”, informa a companhia chinesa.
O humanoide é treinado com o auxílio de inteligência artificial, por meio de algoritmos que utilizam grandes volumes de dados. O G1 também conta com sensores de equilíbrio, que seguem sendo otimizados pela Unitree.
Leia mais:
- Robô com cara de bebê veste um jetpack e torna-se o primeiro humanoide a voar
- Robô-cirurgião Da Vinci 5 aumenta precisão e reduz danos a tecidos em 43%
VÍDEO | A TESLA TEM UM ROBÔ, MAS ELE NÃO É O QUE PARECE
Fonte: Unitree