Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terminal do Windows terá chatbot com IA do GitHub Copilot

Por| 23 de Maio de 2023 às 13h25

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O Terminal do Windows parece ter mesmo caído nas graças dos usuários e prova disso é o anúncio de hoje (23), feito pela Microsoft: o programa vai ganhar um chatbot com IA graças à integração com o GitHub Copilot.

A novidade foi anunciada na Build 2023, chama-se oficialmente GitHub Copilot Chat e oferece um esquema de conversa natural por meio da qual usuários receberão dicas de comandos e afins.

“Usuários do GitHub Copilot poderão tirar vantagem de uma IA de linguagem natural em chat para recomendar comandos, explicar erros e realizar ações dentro do Terminal”, explicou o chefão da MS Panos Panay em postagem no blog oficial da companhia.

Continua após a publicidade

O Terminal do Windows foi anunciado em 2019 como uma alternativa mais poderosa do Prompt de Comando e também como tentativa da MS de atrair mais a atenção de administradores de redes. A ferramenta funciona como uma central capaz de dialogar com diferentes ferramentas e trabalha nos mesmos moldes que os terminais disponíveis para diferentes distribuições de Linux.

Mais IA

Além de atuar no Terminal, o GitHub Copilot deve ganhar em breve outro campo dentro do ecossistema da Microsoft: o WinDbg. A ferramenta, sempre à mão de profissionais de TI na hora de depurar erros de sistema ou de dispositivos, inclusive a temida Tela Azul da Morte, em breve vai contar com um sistema de conversa natural estilo ChatGPT.

Interessados na novidade devem se registrar na lista de espera do GitHub Copilot Chat e aguardar ser contemplado. É possível que, em breve, a Microsoft libere para todos o acesso ao novo recurso.