Publicidade

Startup israelense cria gadget militar que permite "ver" através de paredes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Junho de 2022 às 18h11

Link copiado!

Reprodução/Camero-Tech
Reprodução/Camero-Tech

A startup de tecnologia militar israelense chamada Camero-Tech apresentou um dispositivo que, segundo a empresa, permite que os soldados literalmente "enxerguem através das paredes" feitas de alvenaria e concreto, usando um sistema baseado em radar.

Batizado de Xaver 1000, o gadget que parece ter saído de um filme de ficção científica, permite que o usuário visualize uma imagem 3D atrás de obstáculos de construção — como paredes, muros e barreiras —, podendo detectar a presença de seres vivos estáticos ou em movimento.

Continua após a publicidade

“Isso significa que as equipes táticas poderão, em breve, obter uma imagem altamente detalhada do que está acontecendo por trás de uma variedade de obstruções, permitindo uma preparação mais cuidadosa antes de invadir ambientes urbanos”, diz o site da empresa.

Entre quatro paredes

Segundo a Camero-Tech, operar o sistema do Xaver 1000 é extremamente fácil e intuitivo. Basta que o usuário aponte o dispositivo para a construção desejada e deixe que o radar faça todo o trabalho de detecção e reconhecimento do ambiente por trás das paredes de concreto.

Continua após a publicidade

O equipamento utiliza uma banda ultralarga baseada em pulso para fazer a varredura da área, garantindo uma cobertura de aproximadamente 42 metros em linha reta. Qualquer movimentação, seja ela mínima ou intensa, pode ser detectada pelo radar do Xaver 1000.

“Uma tela sensível ao toque de dez polegadas integrada permite que o usuário veja objetos vivos através de todo tipo de parede, podendo identificar se é um adulto, uma criança ou um animal, se eles estão sentados, em pé ou deitados. Um algoritmo de inteligência artificial (IA) faz o rastreamento dos movimentos”, explica o CEO e fundador da empresa Amir Beeri.

Privacidade

Como o dispositivo é portátil, dobrável e pesa pouco mais de 16 kg, podendo ser instalado e posicionado em praticamente qualquer lugar, existe uma certa preocupação quanto ao direito de privacidade, já que o mau uso do equipamento pode expor pessoas alheias aos objetivos militares.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, alguns protocolos de segurança impedem que o Xaver 1000 seja usado por civis ou com a intenção de espionar e vigiar cidadãos. Além disso, o gadget também poderia ser utilizado durante operações de busca e resgate, permitindo a identificação de vítimas debaixo de escombros.

“Nosso equipamento é um sistema essencial não só para forças militares ou policiais, como também para equipes de salvamento e unidades de inteligência, operando em várias situações como ambientes urbanos hostis e desastres naturais. A privacidade de civis em condições normais será sempre preservada”, garante Amir Beeri.