Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema treina e ensina novos truques a cachorros usando apenas vibração

Por| 27 de Julho de 2019 às 10h10

Link copiado!

Jonathan Atari
Jonathan Atari

Um cão israelense chamado Tai está aprendendo novos truques por meio de um colete vibratório, cujo sistema foi desenvolvido pela Universidade Ben-Gurion (BGU) e consiste em comandos enviados por meio de um controle remoto.

A princípio, Tai, um mestiço de labrador e pastor alemão de seis anos de idade, foi criado com a finalidade de ser um cão-guia, ou seja: prestar assistência a deficientes visuais. Entretanto, o plano foi por água abaixo, já que ele era distraído facilmente. Com a invenção do colete vibratório, Tai exerce plena concentração, respondendo melhor aos comandos de vibração do que aos comandos vocais.

O sistema desenvolvido pela universidade israelense pode apresentar muita relevância para situações em que o cão não se encontra no campo de visão do dono, como os cães militares ou os cães que participam de missões de busca e resgate. Por sua vez, esse estilo de comando não dispensa a possibilidade de pessoas com deficiência poderem se comunicar com um cão de assistência.

Como funciona?

Continua após a publicidade

O colete canino conta com quatro pequenos motores vibratórios, que foram posicionados sobre as costas e nas laterais; assim, o cão passa a ser treinado para ter reações às diferentes vibrações que são enviadas através do controle remoto. Por enquanto, Tai aprendeu a responder a alguns comandos simples como girar, deitar, recuar ou até mesmo voltar para o dono (ou quem estiver manuseando o controle remoto, no caso).

"Nossos resultados de pesquisa mostraram que os cães responderam a essas sugestões vibrotáteis até melhor do que comandos vocais", afirma o professor Amir Shapiro, diretor do laboratório de robótica do departamento de engenharia mecânica da Universidade Ben-Gurion. "Nosso atual estudo mostra resultados promissores, que abrem o caminho para o uso de háptica para a comunicação canina-humana", Shapiro completa.

Háptica é a tecnologia que usa o toque para controlar e interagir com os computadores. Vale ressaltar que o trabalho da Universidade Ben-Gurion chegou a ser apresentado na World Haptics Conference, realizada no Japão, no início de julho. A próxima proposta do projeto é experimentar os comandos em diferentes raças e idades de cães para ver as reações e fazer alterações para que o colete fique mais sofisticado.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC