Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema de transferência de energia permite carregamento sem fio em movimento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Fevereiro de 2022 às 11h48

Link copiado!

Reprodução/Aalto University
Reprodução/Aalto University

Pesquisadores da Universidade de Aalto, na Finlândia, desenvolveram uma nova tecnologia de transferência de energia que permite carregar dispositivos eletrônicos sem utilizar fios ou plugues de tomada. Sistemas de carregamento sem fio já existem há algum tempo, a diferença é que agora eles poderiam funcionar independentemente da posição do transmissor e do receptor.

Atualmente, equipamentos de transferência de energia wireless não são capazes de carregar dispositivos colocados em qualquer lugar dentro de uma grande área. Transmissores maiores aumentam a exposição eletromagnética, dificultando o controle em dispositivos individuais. Se forem usados muitos transmissores menores, os receptores precisam ficar alinhados com precisão em locais fixos, impedindo a mobilidade dos equipamentos.

Continua após a publicidade

“A beleza do nosso método é que é muito simples, mas bastante sofisticado. Não precisamos de um processador de ponta ou muitos cálculos para tornar os transmissores inteligentes. Resumindo, nossa abordagem detecta a presença e a posição do receptor eletromagneticamente”, explica o professor de nanoengenharia Prasad Jayathurathnage.

Mais mobilidade

A abordagem proposta pelos cientistas organiza os transmissores em uma grade com a corrente nos dispositivos ao redor correndo em direções opostas — por exemplo, um loop no sentido horário em um transmissor e loops no sentido anti-horário em seus vizinhos mais próximos.

Continua após a publicidade

Isso cria uma grade semelhante a um tabuleiro de xadrez com bobinas de transmissão positivas e negativas, gerando um fluxo magnético entre elas. Um receptor acima da grade de transmissores capta o fluxo magnético entre transmissores positivos e negativos, criando uma corrente elétrica para carregar o dispositivo.

“Como a presença de um receptor desencadeia a transferência de energia, o sistema pode funcionar sem qualquer rastreamento de posição e comunicação entre os receptores e os transmissores. Isso também significa que a energia é transferida apenas para o receptor, em vez de toda a área ser energizada, permitindo que vários dispositivos sejam carregados simultaneamente”, acrescenta Jayathurathnage.

Aplicações variadas

Como a transferência de energia continua mesmo quando o dispositivo está em movimento, essa tecnologia poderia ser utilizada para alimentar veículos elétricos enquanto eles estão em movimento. Outra vantagem é que, robôs de armazém, utensílios domésticos, telefones ou laptops seriam capazes de receber energia em qualquer lugar da área de carregamento, sem precisar de um ponto fixo para isso.

Continua após a publicidade

O próximo passo será aumentar os níveis de potência de cerca de 1 kW para aproximadamente 20 kW, permitindo que uma quantidade maior de equipamentos sejam carregados ao mesmo tempo em um espaço de tempo muito menor. Além disso, esse sistema evitaria o consumo exagerado e o desperdício de eletricidade.

“Atualmente, você precisa colocar uma panela de arroz ou um liquidificador em um determinado ponto para obter energia. Mas com nossa tecnologia podemos fazer de toda a bancada da cozinha uma fonte de eletricidade para eletrodomésticos, com a vantagem que o campo eletromagnético é gerado apenas sob os dispositivos”, conclui o professor Prasad Jayathurathnage.

Fonte: Aalto University