Publicidade

Sistema de automação caseiro combina Arduino, papelão e palitos de sorvete

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Julho de 2021 às 10h30

Link copiado!

Reprodução/Instructables
Reprodução/Instructables

Você precisa automatizar a sua casa, mas acha os projetos disponíveis no mercado muito caros? Saiba que você pode construir o seu próprio sistema de automação com um pedaço de papelão, palitos de sorvete, alguns componentes de metal, uma plataforma Arduino e noções básicas de programação.

É claro que este “faça você mesmo” não tem toda a sofisticação de soluções como os dispositivos Echo ou Nest, da Amazon e Google, respectivamente, mas a vantagem é que ele é capaz de ligar e desligar um conjunto de interruptores físicos, algo que os modelos mais caros ainda não conseguem — além, é claro, de ser muito mais barato.

Continua após a publicidade

O controle de todo o dispositivo é ser feito por uma placa Arduino (e poderia usar qualquer outro microcontrolador do gênero). Um motor de passo e um servomotor ficam responsáveis pela movimentação da haste que aciona os interruptores. Um pedaço de papelão e os palitos de sorvete sustentam todo o sistema que se move por um parafuso de 8 mm. Para deixar o equipamento ainda mais autônomo, o criador da peça, responsável pelo perfil Make It With Me, empregou uma fonte de energia externa, no caso, uma tomada comum.

Programação

Como o kit para iniciantes do Arduino UNO oferece um receptor remoto e outro infravermelho, ele funciona perfeitamente para funções residenciais mais simples como ligar e desligar interruptores sem a necessidade de um operador humano por perto. Com seu tamanho reduzido, ele pode ser instalado sem chamar muita atenção, ou quase isso.

Continua após a publicidade

A parte principal da configuração desse sistema de automação fica por conta do motor de passo que move o servomotor para frente e para trás. Ele é o responsável por atingir a borda do interruptor, ligando e desligando a energia de acordo com o comando programado previamente no Arduino. E é justamente essa capacidade de "tocar" algo fisicamente que faz desse dispositivo algo tão inusitado.

Quando uma solicitação para acionar a chave é recebida, a placa Arduino decodifica a instrução e converte o comando no número de etapas que o motor de passo deve realizar para executar a função. Depois que o servo se move e liga ou desliga a chave, o sistema retorna ao ponto de partida.

Continua após a publicidade

Esse sistema básico e acessível pode ajudar na automação residencial de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências físicas, que necessitem de mais autonomia para realizar atividades diárias simples, como ligar um eletrodoméstico ou acender a luz da sala, sem precisar de ajuda. Caso você queira repetir o feito, o código completo de programação pode ser encontrado no Arduino Web Editor.

Fonte: Instructables