Publicidade

Santo André é a cidade que oferece maior número de serviços digitais no Brasil

Por| 25 de Agosto de 2020 às 16h15

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

A cidade de Santo André, localizada na região metropolitana de São Paulo, é a que mais oferece serviços inteligentes para sua população. O município ocupa a primeira colocação do ranking de Serviços de Cidades Inteligentes, relação desenvolvida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia, Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) e  pela Teleco, divulgado nesta terça-feira (25). 

De acordo com o levantamento, Santo André possui 20 dos 26 serviços inteligentes pesquisados, com a seguinte utilização:

  • 23.000 usuários/mês do serviço de estacionamento rotativo (Zona Azul)
  • Foram emitidos 569.205 boletos de tributos
  • 360.481 certidões emitidas ao longo de 2019
  • 22,2 mil usuários/mês do aplicativo de horários de transporte público por mês
  • 2 mil usuários/mês utilizam o celular/tablet na sala de aula
  • 22% de cruzamentos com semáforos inteligentes
  • 3 mil câmeras de vigilância
  • 659 aparelhos de telegestão (90% instalado em luminárias LED)
Continua após a publicidade

Além de Santo André, a relação das dez cidades que mais oferecem serviços inteligentes para seus cidadãos traz ainda Recife na segunda colocação, Uberlândia na terceira (aliás, a cidade do Triângulo Mineiro é a única a aparecer tanto no Top 10 de Cidades Inteligentes, quanto no Ranking das Cidades Amigas da Internet, que estimula serviços de telecom), Fortaleza em quarto e Belo Horizonte em quinto. Completam a relação Rio de Janeiro (6º), Campo Grande (7º), Juiz de Fora (8º), Vitória (9º) e Londrina (10º). 


Já as dez cidades que menos oferecem serviços inteligentes a sua população são: Florianópolis (SC - 91º), Anápolis (GO - 92º), Governador Valadares (MG - 93º), Caucaia (CE - 94º), Montes Claros (SP - 95º), Cariacica (ES - 96º), São João do Meriti (RJ - 97º), Taboão da Serra (SP - 98º), Franca(SP - 99º) e Itaquaquecetuba (SP - 100º). Destaque negativo para o estado de São Paulo, que possui quatro municípios entre os 10 piores. 

O Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes tem como objetivo identificar, entre os cem maiores municípios brasileiros, aqueles com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão. Para realizar a avaliação, são considerados os serviços inteligentes - utilizados diretamente pela população e pela gestão municipal -  e também o acesso a esses serviços.

Continua após a publicidade

Entre as categorias analisadas, estão Mobilidade Urbana, e-Gov, Educação / Saúde e Meio Ambiente. E em cada uma destas categorias, são avaliados serviços como sensores de vagas para estacionamento, aluguel de bicicleta, controle de trânsito, emissão de licenças e boletos de tributos,  agendamento online de consultas, exames e internação, acesso remoto à conteúdos educacionais, medidores inteligentes de energia, alertas da Defesa Civil, entre outros.