Rock in Rio terá transmissão em realidade virtual e com áudio 3D

Por Claudio Yuge | 27 de Setembro de 2019 às 19h35
rock in rio
Tudo sobre

Qualcomm

Saiba tudo sobre Qualcomm

Ver mais

Ainda não vai ser desta vez que você poderá assistir ao Rock in Rio em realidade virtual (RV) e com som espacial em 3D na sua casa, mas a Qualcomm vai mostrar que isso está bem perto de acontecer. Em parceria com o evento, a fabricante norte-americana vai transmitir shows ao vivo com imagens em 360 graus. A novidade poderá ser testada por quem passar pelo estande da Globo e do Globoplay no festival de música, que acontece nos dois próximos fins de semana, no Rio de Janeiro.

Para participar, basta colocar um headset e pareá-lo com um smartphone. A base é a mesma do VR Stream, a partir da gravação em uma câmera 360 graus, com áudio 3D - MPEG - H Ambisonics. Isso permite, por exemplo, que o usuário selecione no próprio vídeo qual o instrumento específico ele deseja escutar — uma experiência que promete precisão e alta resolução trabalhando juntos de forma nunca antes vista.

(Imagem: Reprodução/O Globo)

O responsável por rodar isso nos dispositivos móveis é o processador Snapdragon 855, que possui arquitetura em 7 nm e vem com uma infraestrutura mais apropriada para rodar aplicações em realidade aumentada e virtual.

“A realidade virtual consegue oferecer o nível máximo de imersão, permitindo aos usuários experiências sem precedentes, que estimulam os nossos sentidos e criam uma sensação de presença em cenários reais ou imaginários. O futuro do entretenimento passa pela conectividade 5G, que vai transformar drasticamente a forma como nos comunicamos”, comenta Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para América Latina.

Fonte: Press Release  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.