Publicidade

Raio-x em pintura revela autorretrato escondido de Van Gogh

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2022 às 18h15

Link copiado!

Raio-x em pintura revela autorretrato escondido de Van Gogh
Raio-x em pintura revela autorretrato escondido de Van Gogh

Um autorretrato do pintor holandês Vincent Van Gogh foi descoberto na parte de trás de uma obra de sua autoria. Um homem barbudo com um chapéu de abas e com um lenço amarrado no pescoço surgiu após a realização de uma radiografia da tela, tirada antes da exposição. O contorno seria referente a um provável esboço do artista sobre si mesmo.

A pintura estava coberta por camadas de cola e papelão no verso da obra chamada Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa). Especialistas das Galerias Nacionais da Escócia foram os responsáveis pelo achado inesperado.

Continua após a publicidade

O quadro com o retrato entrou na coleção do museu National Gallery of Scotland em 1960, como parte de um presente de um advogado de Edimburgo. A frente da pintura mostra uma mulher comum da cidade de Nuenen, do sul da Holanda, local onde Vicent viveu entre 1883 e 1885.

Não se sabe exatamente quando o holandês pintou a própria imagem, mas os museologistas acreditam ter sido alguns anos antes, quando se mudou para Paris e recebeu influência dos impressionistas franceses. O quadro Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa) foi emprestado para uma exposição no museu Stedelijk, de Amsterdã, 15 anos após a morte de Gogh. Foi naquele momento que o papelão teria sido colocado atrás para dar mais firmeza à tela antes de ser emoldurada.

A profissional responsável por cuidar da conservação das obras da galeria, Lesley Stevenson, disse ter ficado "chocada" ao descobrir uma imagem do próprio artista camuflada. "Quando vimos o raio-X pela primeira vez, é claro que ficamos muito animados. Esta é uma descoberta significativa porque acrescenta ao que já sabemos sobre a vida de Van Gogh", afirmou.

Pintava de um lado e de outro

Continua após a publicidade

Van Gogh tinha por hábito reutilizar telas para economizar recursos, porque não teve sucesso em vida. Ele pintava de um lado e depois virava do outro lado quando queria produzir um novo trabalho.

O artista holandês só alcançou a fama após sua morte, em 1890, quando tinha apenas 37 anos. Ele adorava pintar autorretratos e coisas sobre o seu cotidiano, com mais de 900 telas em cerca de 10 anos de vida artística. É considerado até hoje uma das mais influentes figuras da história da arte ocidental.

Especialistas da galeria disseram ser possível revelar o autorretrato escondido, mas o processo de remoção da cola e do papelão exige muita perícia. Por enquanto, eles devem pesquisar a melhor técnica para fazer isso sem prejudicar a pintura da frente ou estragar a de trás.

Continua após a publicidade

Os visitantes da exposição agora terão mais uma pintura de Van Gogh para apreciar, já que o raio-x ficará exposto em uma caixa de luz especialmente criada para a ocasião. Incrível como as artes guardam segredos que quase ninguém espera encontrar.