Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a origem do Metaverso?

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Junho de 2022 às 14h30

Link copiado!

Envato/twenty20photos
Envato/twenty20photos

Você talvez já tenha ouvido falar de metaverso por aí, né? É um assunto constante nas rodas de conversa de amantes de tecnologia e é reflexo da revolução que a internet trouxe, mas, você sabe a origem da ideia e do termo "Metaverso?"

Acontece que antes mesmo de entrarmos em contato, e do termo se popularizar, ele já existia! Mas sabe, ficava no campo das ideias e era assunto de obras de ficção. Hoje vocês vão conhecer a história por trás dessa inovação que tanto se fala!

Origem do termo

Lá em 1992, o escritor de ficção científica norte-americano, Neal Stephenson, escreveu um importante livro do gênero chamado "Snow Crash", lançado no Brasil com o mesmo nome 10 anos depois, e é daí que surge o termo! Olha só: metaverso é a união de "meta", que significa em grego "Além" e "verso" que significa universo.

No livro, o metaverso é um espaço urbano onde as pessoas podiam acessar pelos óculos de realidade aumentada em terminais públicos e é aí que começa a ficar parecido com o nosso mundo, né?

Second Life

Bem legal a história de origem, né? Mas talvez você se pergunte: "Lu, e qual foi o primeiro uso real do Metaverso?" Olha só: já fazem alguns anos que podemos ver aspectos do Metaverso nos jogos eletrônicos e, para muitas pessoas, Second Life marca a primeira experiência real com o Metaverso.

O jogo, lançado em 2003, é um ambiente virtual onde você acessa através de um avatar e pode interagir com outras pessoas e um mundo fictício inteiro!

Mas, verdade seja dita, durante os anos 1990 houveram outras experiências parecidas: Active Worlds, é um mundo virtual lançado durante a década que deu o pontapé inicial nas experiências com o metaverso! Incrível, né? Parece algo tão recente, mas tem gente trabalhando há décadas nisso!

E você? Sabia da origem do metaverso? Fica atento que logo eu volto em breve com essa inovação incrível que tem dado o que falar!