Por que o 5G é importante para o Metaverso?

Por que o 5G é importante para o Metaverso?

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 08 de Abril de 2022 às 14h00
Envato/twenty20photos

Muitas coisas vão se beneficiar com a popularização do 5G, né? Talvez a que mais se beneficie seja outra inovação que não sai das rodas de conversa dos amantes de tecnologia: o Metaverso. Talvez você esteja pensando: "Mas Lu, por que o 5G é importante para o Metaverso?"

É até engraçado de pensar que apenas dois símbolos, 5 e G, tenham uma importância tão grande na criação de todo um universo virtual, né? Mas, por trás dessa nova velocidade de conexão tem muita coisa que vai ajudar no processo de tornar o Metaverso em realidade, dá uma olhadinha!

Transmissão de dados

O Metaverso promete uma revolução na forma como as pessoas se relacionam com o mundo virtual seja no trabalho ou em momentos de lazer, criando um mundo complexo onde podemos interagir e o 5G é importante para essa nova etapa!

Gente, pensa comigo: qualquer coisa que você vai fazer na internet exige uma troca de dados, né? Você envia os dados da sua conexão e recebe os dados do host (máquina responsável por oferecer recursos e informações aos usuários) e isso completa um ciclo.

Com o 5G esse "ciclo" vai ser muito mais rápido! Segundo a operadora Claro, já com o 5G DDS, uma versão no meio do caminho entre o 4G e o 5G, a velocidade já aumenta em 12x do que temos hoje! Imagina então quando cruzarmos o caminho todo?! Mal posso esperar!

A mudança do 4G para o 5G pode tornar o Metaverso realidade (Imagem: Envato/twenty20photos)

Revolução na conexão dos aparelhos

Para entrar no Metaverso é preciso um portal de entrada, né? Os aparelhos que usamos no dia a dia são esse portal que usamos para entrar em uma nova realidade! E muito se relaciona o 5G à conexão de aparelhos móveis, mas a verdade é que muitos outros equipamentos como notebook podem ganhar muito com a inovação!

Essa revolução que o 5G está trazendo vai beneficiar muito as empresas, permitindo a criação de mundos complexos para que as pessoas entrem e façam parte do Metaverso e a curiosidade para ver o que vem por aí está nas alturas!

5G pode ser o portal de entrada para o Metaverso (Imagem: Adobe Stock)

Aos poucos as coisas vão se complementando e entendemos um pouco mais sobre essa nova realidade chamada Metaverso e vocês sempre podem contar comigo para trazer informações quentinhas! Em breve estou de volta, gente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.