Publicidade

Ponto de ônibus "falante" deve ser instalado em São Paulo e no Rio

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Johen Redman/Unsplash
Johen Redman/Unsplash

Para não deixar ninguém aguardando sozinho um ônibus no final da noite ou ainda de madrugada, especialmente as mulheres, o projeto brasileiro The Guarded Bus Stop desenvolveu uma espécie de ponto de ônibus “falante”. A inovação foi testada com sucesso em um pequeno experimento e, a partir de agosto, deve chegar em até 100 pontos espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas — os locais exatos ainda não foram divulgados.

Apesar da ideia de ponto de ônibus falante, o projeto da empresa Eletromidia em parceria com a agência AlmapBBDO se aplica mesmo ao tradicional outdoor de chão, conhecido como MUB. O totem para propaganda é substituído por uma versão equipada com internet móvel 5G, câmera noturna Full HD, sensor que detecta a presença humana, microfone e tela sensível ao toque.

Como funciona o ponto de ônibus falante?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Durante o dia, o MUB exibe exclusivamente as propagandas agendadas, mas, quando a noite avança, o equipamento funciona como um suporte para quem aguarda, sozinho, a chegada do ônibus.

Nestes casos de espera solitária, o totem começa a tocar e, se a pessoa atender com um toque na tela, um atendente real — não uma Inteligência Artificial (IA) — aparece no MUB e começa a conversar com o usuário do transporte público, fezendo companhia e auxiliando em algumas dúvidas. Para entender como funciona, vale assistir à seguinte demonstração:

Experimento com a tecnologia em Campinas

Antes de anunciar a expansão para São Paulo e Rio de Janeiro, a tecnologia desenvolvida especificamente para o auxílio de mulheres foi testada na cidade de Campinas por um mês. Durante o experimento, que envolveu cinco paradas de ônibus na cidade, a Eletromidia atendeu 150 chamados por noite.

Com a inovação no campo de mobilidade urbana e a proposta de tornar a cidade mais acolhedora, o projeto The Guarded Bus Stop foi premiado internacionalmente e levou o Leão de Ouro no maior festival de publicidade do mundo, o Cannes Lions, na França.

"Mais do que uma inovação, esse projeto mostra como o OOH [mídia out-of-home] é um agente transformador das cidades e que é possível melhorar a jornada de quem circula pelas ruas todos os dias, unindo criatividade e tecnologia", afirma a Eltetromida, em suas redes sociais.

Continua após a publicidade

Expansão do projeto no transporte público

"Agora, nosso objetivo é dar escala ao projeto e conseguir levar essa solução transformadora para mais pessoas”, afirma Alexandre Guerrero, CEO Da Eletromidia, em nota. Nesta nova fase, o projeto passa por rebranding e recebe o nome de Abraço Amigo. No momento, já conta com o apoio das empresas Santander, Bradesco Seguros, Itaú, Diageo e Krotonpara para ser viabilizado nos centros urbanos brasileiros.