Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisador cria tela que reproduz sabores ao ser lambida

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Dezembro de 2021 às 09h12

Link copiado!

Reprodução/Meiji University
Reprodução/Meiji University

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que TV não tem cheiro, mas e sabor? No que depender de um professor da Universidade Meiji, no Japão, em breve teremos equipamentos capazes de emular o gosto de qualquer alimento exibido na tela e ao alcance da língua do telespectador.

O protótipo da TTTV — Taste the TV (Prove a TV em uma tradução livre) — foi apresentado pelo professor Homei Miyashita para que, segundo ele, possa criar uma espécie de “visualização multissensorial”, aprimorando a maneira como as pessoas se conectam e interagem com o mundo exterior.

Continua após a publicidade

“O objetivo essencial é possibilitar que as pessoas vivam algo inusitado como comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo sem sair de casa. Seria a chance de dar a qualquer um a oportunidade de provar uma comida diferente e saborosa no conforto do seu lar”, explica o inventor.

Sabor na tela

O dispositivo possui um carrossel contendo 10 latas com sabores variados que podem ser combinados para formar o gosto de um alimento específico. Quando a comida aparece na tela, jatos borrifam uma amostra do sabor em um pedaço de plástico filme para que o espectador experimente.

Continua após a publicidade

Segundo o inventor, ninguém precisa ficar com nojo ou com receio de colocar a língua no monitor, já que a película descartável é trocada automaticamente após cada lambida. A ideia é fazer com que as pessoas se sintam confortáveis e seguras para provar as iguarias televisivas sem ter que se preocupar com a higiene do aparelho.

“Sabemos que sair por aí, lambendo superfícies aleatórias, não é uma coisa muito aconselhável em tempos de pandemia de covid-19, por isso criamos uma tecnologia totalmente focada na experiência segura e única de cada usuário, com a troca constante do plástico que entra em contato com a língua”, acrescenta Miyashita.

Preço salgado

De acordo com o professor, uma versão comercial dessa televisão “saborosa” custaria aproximadamente US$ 870 (quase R$ 5.000 na cotação atual) para ser produzida em grande escala, podendo ser aproveitada em aulas de degustação à distância para chefs e cozinheiros no mundo todo.

Continua após a publicidade

Durante uma demonstração realizada com alunos da universidade, a estudante de engenharia Yuki Hou foi uma das primeiras voluntárias a provar o sabor de alimentos lambendo a tela. “Tem gosto de chocolate ao leite, parece que estou saboreando uma calda de chocolate”, disse.

As invenções inusitadas do professor Miyashita não param por aí. Em breve, ele pretende apresentar um spray especial que promete adicionar sabor de pizza ou chocolate em um pedaço qualquer de pão torrado. Se isso der certo, seria o fim da expressão popular “comer com os olhos”.

Fonte: The Guardian