Publicidade

Pesquisador cria pele artificial para controlar aparelhos eletrônicos

Por| 25 de Outubro de 2019 às 23h10

Link copiado!

Pesquisador cria pele artificial para controlar aparelhos eletrônicos
Pesquisador cria pele artificial para controlar aparelhos eletrônicos

Se você sempre se perguntou como seria um smartphone desenvolvido por Hannibal Lecter, o pesquisador e designer Marc Teyssier tem a resposta com a Skin-On Interface, uma interface para dispositivos eletrônicos que se assemelha à pele humana.

O dispositivo foi desenvolvido porque, de acordo com Teyssier, as diferentes camadas que compõem a pele humana faz dela a interface perfeita para dispositivos de toque, pois possui uma textura e sensibilidade que é perfeita para os dedos. E é essa a proposta do designer: inserir essa interface baseada na pele em qualquer dispositivo eletrônico que deve ser controlado através do toque.

Essa pele pode ser usada em smartphones (onde é instalada como se fosse uma capa), em smartwatches (onde faz o papel da pulseira) e em notebooks e laptops (onde é colocada sobre o touchpad). A pele artificial é montada como se fosse uma pele humana, mas, ao invés das diferentes camadas da derme, o dispositivo empilha sensores cinestésicos, tátil visuais e de gestos de entrada em um mesmo conjunto, permitindo que a Skin-O Interface responda aos mesmo tipos de estímulos complexos que são reconhecidos pela pele humana, o que possibilita a criação de uma interface que consegue fazer a distinção entre uma cutucada e uma cosquinha.

Continua após a publicidade

O material que simula a pele humana é feito todo de silicone, pois é o que mais passa um sensação de toque similar ao encontrado na pele humana. E o mais interessante é que o designer não colocou esse material à venda, mas disponibilizou um passo a passo para que qualquer pessoa possa criar sua própria interface baseada na pele humana.

Claro, “qualquer pessoa” é um pouco de exagero, já que são necessários alguns conhecimentos bem técnicos para se costurar a rede de eletrodos e sensores em uma placa de silicone para, assim, garantir que não ocorram erros no processo. Mas se você tem um certo conhecimento em eletrônica e quiser testar o sistema, pode encontrar o passo a passo com todas as instruções necessárias para a criação de uma interface igual à pele humana no site do designer que a criou.

Fonte: Marc Teyssier