Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novas folhas de hidrogel conseguem absorver até 100 vezes seu peso em água

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Janeiro de 2023 às 12h29

Link copiado!

Imagem: Reprodução/Raghavan et al./Matter
Imagem: Reprodução/Raghavan et al./Matter

Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveram um material tão fino quanto uma folha de papel que é capaz de absorver até 100 vezes seu peso em água. A invenção é um novo hidrogel, semelhante ao que já é usado em fraldas e absorventes, porém cerca de 30% mais eficiente que outros materiais porosos, como o papel toalha.

A instrução, comum nos banheiros públicos, de utilizar apenas duas folhas de papel toalha para secar as mãos às vezes é frustrante ou mesmo ignorada. O grande volume gerado desse resíduo pode diminuir graças aos estudos deste novo material, publicados no periódico Matter. Além do uso cotidiano, o hidrogel desenvolvido pelos cientistas também pode ser útil em aplicações médicas e na limpeza de resíduos tóxicos.

Continua após a publicidade

Os hidrogéis utilizados até hoje não possuem boa capacidade de reutilização: após secarem depois do primeiro uso, eles se tornam frágeis e deterioram rapidamente. É isso que o grupo de pesquisa está tentando mudar. Além da alta eficiência de absorção, o material desenvolvido pode ser dobrado e cortado como o papel. O co-autor do estudo, Srinivasa Raghavan, afirma que “esse é o primeiro hidrogel reportado com tais características táteis e mecânicas.”

A fabricação do material envolve a mistura de um ácido, uma base e outros químicos em sacos herméticos. Dentro deles, a mistura gera gás carbônico, formando bolhas que garantem a porosidade desejada. Os sacos são colocados então entre placas de vidro e expostos a radiação ultravioleta. Por fim, as folhas obtidas são submersas em glicerol e álcool, o que garante sua flexibilidade e capacidade de retenção dos líquidos.

Uma folha de hidrogel foi capaz de absorver 25 ml de água em 20 segundos, enquanto um tecido de algodão absorve 60% dessa quantia. O material também se provou mais eficiente que gaze na absorção de sangue.

Continua após a publicidade

O material ainda está em vias de ser barateado para ser disponibilizado para consumo. A equipe também espera torná-lo reutilizável e capaz de absorver mais tipos de líquidos, como óleos.

Fonte: Matter Via: Popular Science