Publicidade

Meta desenvolve IA para criar avatares mais realistas no metaverso

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Maio de 2022 às 20h25

Link copiado!

Meta
Meta

A Meta, proprietária do Facebook, anunciou nesta segunda-feira (23), que desenvolveu uma nova plataforma baseada em inteligência artificial (IA) que promete ajudar a empresa a criar avatares mais realistas para o metaverso.

Atualmente, grande parte dos avatares virtuais ainda estão distantes de se parecerem com humanos reaise se aproximam mais de desenhos animados. Além disso, também não possuem movimentos próximos aos do corpo humano. Para a Meta, a saída pode estar no maior aprendizado sobre os ossos, músculos e articulações que compõem o sistema musculoesquelético do corpo humano.

Por isso, a equipe de IA da empresa criou uma plataforma chamada MyoSuite, que permite a criação de modelos musculoesqueléticos mais realistas. Com a ferramenta, é possível treinar modelos de IA com aprendizado de máquina para imitar movimentos complexos como girar uma caneta ou uma chave, por exemplo.

Continua após a publicidade

A plataforma também possibilita que pesquisadores simulem o que aconteceria após certas cirurgias, como a de uma transferência de tendões, por exemplo, já que é um procedimento que envolve mover o tecido que conecta os músculos aos ossos para ajudar a restaurar o movimento de uma parte do corpo, como uma mão ou um pé.

"Esta pesquisa pode acelerar o desenvolvimento de próteses, reabilitação física e técnicas de cirurgia. Também pode nos ajudar a desenvolver avatares mais realistas para o metaverso", disse o CEO e cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, em um comunicado sobre o MyoSuite.

A Meta disse que pretende disponibilizar os modelos musculoesqueléticos feitos com o MyoSuite para pesquisadores e a empresa espera que eles também ajudem no processo de melhoria dos modelos para simular processos da vida real.

"Estamos lançando o MyoSuite e abrindo o código-fonte de um conjunto abrangente de benchmarks para a comunidade de aprendizado de máquina para permitir pesquisas contínuas nessa área", disse a Meta em um comunicado.

Continua após a publicidade

Meta investe no Metaverso

Desde que mudou de nome, a Meta tem feito esforços para construir o metaverso, composto por espaços virtuais onde pessoas de lugares diferentes podem trabalhar, jogar, comprar e socializar. Com o MyoSuite, parece que a empresa planeja tornar a experiência no ambiente virtual cada vez mais realista e imersiva, além de acompanhar a tendência do aumento dos eventos virtuais nos próximos anos.

Segundo um levantamento da agência Thrive My Way com profissionais de marketing de vários países, 40% dos eventos serão virtuais em 2022, um um aumento de 5% em relação a 2021.

Continua após a publicidade

Recentemente, a Meta também anunciou que selecionou dez parceiros para fazer parte dos Programas XR e Fundos de Pesquisa para incentivar projetos e pesquisas externas que ajudarão a criar oportunidades econômicas, garantir privacidade, segurança e integridade, além de equidade e inclusão no metaverso.

Dentre os parceiros estão quatro empresas brasileiras, são elas ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), IRIS (Institute for Research on Internet and Society), Safernet e IP.Rec.

Avatares realistas

Em 2021, a Epic Games lançou o app MetaHuman Creator que permite criar personagens realistas em poucos minutos. A plataforma funciona com base em uma biblioteca composta por uma grande seleção de variantes da aparência e do movimento humanos.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, as criações feitas com o app podem ser usadas em campos diversos, como jogos, filmes e séries, por exemplo, considerando que o software é capaz de se integrar a diferentes soluções.

A plataforma foi utilizada, no mesmo ano, pela Globo e pelo Magazine Luiza para fazer com que a avatar Lu dançasse ao vivo com a cantora Anitta, por exemplo.

Fonte: ForbesCNETMeta