Medalhas dos Jogos Olímpicos 2020 serão feitas a partir de celulares reciclados

Por Nathan Vieira | 24 de Julho de 2019 às 19h50

O Comitê Olímpico de Tóquio revelou nesta quarta-feira (24) que as medalhas destinadas aos atletas dos Jogos Olímpicos 2020 serão feitas a partir de celulares e outros eletrônicos reciclados, algo que jamais viria à mente se o próprio comitê não tivesse revelado, já que as medalhas contam com um design muito atraente.

Veja abaixo o conceito das medalhas de 2020:

Comitê Olímpico de Tóquio anunciou que foram feitas, ao todo, 5 mil medalhas (Foto: Tokyo 2020)

Para a confecção das 5 mil medalhas que serão entregues aos atletas durante a próxima edição dos Jogos Olímpicos, o Comitê conduziu um projeto visando a coleta de celulares e produtos eletrônicos por todo o Japão, além de minerais. Com isso, foram mais de 78 mil toneladas de eletrônicos coletados. Dentre esse largo número, constam nada menos que 6 milhões de smartphones usados.

Em meio aos processos envolvendo a extração de minerais, o Comitê conseguiu reunir 32kg de ouro, o que equivale a cerca de R$ 5 milhões, além de 3.500 kg de prata e 2.500 kg de bronze. Sendo assim, as medalhas de ouro são constituídas por prata pura com 6g de revestimento de ouro, a medalha de prata é de prata pura e o bronze é feito de 95% de cobre e 5% de zinco.

O design das medalhas

Mais de 400 pessoas se candidataram para fazer o design das medalhas (Foto: Tokyo 2020)

Já em relação ao design das medalhas, o Comitê realizou um concurso que juntou mais de 400 candidatos. O vencedor foi o design desenvolvido pelo Junichi Kawanishi. Na frente, a medalha contém a imagem de Niké, a deusa grega da vitória, em frente ao Estádio Panathinaikos. Já no verso da medalha, há o emblema dos jogos de Tóquio de 2020.

As medalhas têm 85mm de diâmetro, com 7,7mm de espessura na parte mais fina e 12mm de espessura na parte mais grossa. Enquanto a medalha de ouro pesa cerca de 556g, a medalha de prata pesa 550g e a de bronze pesa aproximadamente 450g. O Comitê compartilhou no YouTube um vídeo de apresentação às novas medalhas:

De acordo com o que consta no site oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, o design das medalhas "reflete o conceito de que, para alcançar a glória, os atletas precisam lutar pela vitória diariamente; as medalhas assemelham-se a pedras brutas que foram polidas e que agora brilham, com 'luz' e 'brilho' em seus temas gerais". Além disso, o site oficial também defende que as medalhas recolhem e refletem uma miríade de padrões de luz, simbolizando a energia dos atletas e daqueles que os apóiam. "O design pretende simbolizar a diversidade e representar um mundo onde as pessoas que competem em esportes e trabalham duro são honradas. O brilho das reflexões das medalhas significa o brilho caloroso da amizade representada por pessoas de todo o mundo de mãos dadas".

Fonte: Cult of Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.