Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Madri testa reconhecimento facial para pagamento de ônibus

Por| 24 de Setembro de 2019 às 12h15

Link copiado!

Madri testa reconhecimento facial para pagamento de ônibus
Madri testa reconhecimento facial para pagamento de ônibus

Alternativas de pagamento biométrico para comprar produtos e usar serviços não são exatamente uma novidade e, aos poucos, se multiplicam com o avanço da tecnologia. E, assim como a China, Madri começa a testar o pagamento de ônibus com reconhecimento facial.

A experiência começa em outubro e será realizada por meio de tablets, responsáveis por fazer a varredura dos rostos dos passageiros — na Espanha não há catracas nem cobradores. O sistema será administrado em uma parceria com o cartão MasterCard, o banco Santander e a startup de pagamentos móveis digitais Saffe.

Para usar, os passageiros devem baixar um aplicativo, fazer o cadastro com seus dados financeiros e tirar uma selfie. Nesse começo, serão observados 100 usuários em uma das linhas da cidade, durante seis meses, afinal, esses casos exigem muita atenção com segurança e privacidade. Caso seja bem-sucedido, o método deve ser expandido para outros trajetos.

Continua após a publicidade

Opções de pagamento de transporte se multiplicam

A tecnologia vem revolucionando o setor de pagamentos, especialmente com as fintechs, e agora opções começam a se multiplicar no transporte — que também vem ganhando mais alternativas integradas a um ecossistema digital. A China, por exemplo, encontra-se em um estágio avançado de uso de serviços por meio de reconhecimento facial. Por lá, Xangai já conta com testes do gênero para andar de ônibus.

Londres aceita cartões de débito e crédito em transportes públicos desde 2014 e Nova York começou a implantar essas novidades em junho deste ano. No Brasil, cidades como Jundiaí e Brasília já têm suporte para isso há algum tempo e, no último dia 12 de setembro, foi a vez de São Paulo começar a testar o sistema de pagamento com cartões, utilizando 12 linhas em um total de 200 ônibus pela capital paulista.

Fonte: Folha de S. Paulo