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Lente de contato inteligente mistura tela de microLED e realidade aumentada

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Abril de 2022 às 15h20

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Reprodução/Mojo Vision
Reprodução/Mojo Vision

A startup Mojo Vision, com sede em Saratoga, nos EUA, anunciou um protótipo de lente de contato inteligente baseado em realidade aumentada (RA). O dispositivo chamado Mojo Lens permite que os usuários acessem informações movendo uma tela microLED de 0,5 mm de diâmetro diretamente na frente dos seus olhos.

A tela — que possui uma resolução de 14.000 pixels por polegada — foi desenvolvida com base em uma tecnologia conhecida como “computação invisível”. Com essa técnica, as lentes mostram informações digitais diretamente na retina do usuário, deixando o conteúdo imperceptível no campo visual quando não é mais necessário.

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“Esse protótipo acelerará o desenvolvimento da computação em que as informações estão disponíveis e são apresentadas apenas quando são úteis. Essa experiência visual permite que os usuários acessem dados importantes de forma rápida e discreta, sem forçá-los a olhar para uma tela ou perder o foco no mundo ao seu redor”, explica o vice-presidente de marketing Steve Sinclair.

Perto dos olhos

Segundo os engenheiros da Mojo Vision, a lente inteligente é considerada o menor e mais denso display com tecnologia dinâmica do mundo. Nesse dispositivo, as informações são sobrepostas e destacadas por meio de um sistema óptico miniaturizado, com dados sendo transferidos para frente e para trás em uma banda de 5 GHz.

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Todo esse sistema é movido por um processador ARM Core M0 que, entre outras tarefas, utiliza as leituras de acelerômetros, giroscópios e magnetômetros para rastrear o movimento ocular, permitindo que o usuário interaja com o conteúdo virtual projetado pela realidade aumentada, usando apenas a movimentação dos olhos.

“Essas lentes inteligentes podem dar aos atletas, por exemplo, uma vantagem competitiva incrível, permitindo que eles mantenham o foco em seus treinos ou competições e maximizem seu desempenho, sem a distração dos vestíveis tradicionais”, acrescenta o cofundador da startup Mike Wiemer.

Fase experimental

Por enquanto, a Mojo Lens ainda está em fase de testes para que a empresa possa analisar o feedback dos usuários, além de focar no desenvolvimento de aplicativos para otimizar a experiência com o produto. Alguns experimentos clínicos também estão sendo feitos com pessoas que possuem graus diferentes de deficiência visual.

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Marcas esportivas como Adidas Running e 18Birdies — aplicativo usado por jogadores de Golf — já fizeram uma parceria com a Mojo Vision para o desenvolvimento de ferramentas de treinamento que aproveitam os recursos da nova lente para aprimorar o desempenho de atletas de alto rendimento.

“Não nos referimos à lente como um produto, mas sim como um protótipo em desenvolvimento. Estamos na fase de otimizar, de aprimorar o software e a experiência do usuário. São testes de segurança para entendermos como o sistema funciona tanto para quem enxerga normalmente, quanto para pessoas com baixa visão”, encerra Steve Sinclair.

Fonte: TechCrunch