Gravadora a laser compacta é até 10x mais ágil que máquinas convencionais

Gravadora a laser compacta é até 10x mais ágil que máquinas convencionais

Por Gustavo Minari | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2022 às 07h45
Reprodução/Kickstarter

A startup ACTU, com sede em Hong Kong, começou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter para lançar um gravador a laser com 10 watts de potência. O dispositivo portátil pode ser usado para personalizar objetos cilíndricos ou superfícies planas com a mesma eficiência.

Segundo seus criadores, a NewLaser é capaz de trabalhar com centenas de materiais diferentes, desde aço inoxidável e alumínio anodizado, até objetos mais sensíveis e macios, como telas de tecido, madeira, plástico, vidro, couro ou elementos fabricados em acrílico.

“Nossa gravadora usa um sistema de caminho óptico que ajuda a gerar um laser com um ponto focal mais fino e com maior potência. Isso garante que o feixe de luz consiga não só gravar em superfícies mais duras, como também cortar pedaços de madeira e acrílico com até 3 mm de espessura”, explica o anúncio da ACTU no Kickstarter.

Rapidez

Um sistema galvanômetro patenteado integrado ao dispositivo, garante uma operação mais eficiente e muito mais rápida. Segundo o fabricante, a NewLaser consegue gravar letras, frases, figuras e imagens complexas com uma velocidade até 10 vezes maior do que outros equipamentos disponíveis no mercado.

NewLaser usada para gravar aço inoxidável (Imagem: Reprodução/Kickstarter)

Outra vantagem, é a capacidade de gravar em rolos ou qualquer superfície cilíndrica, com um ângulo de ataque de até 360 graus. A NewLaser também consegue fazer gravações em objetos mais longos, como placas de metal ou chapas de madeira, graças a um sistema móvel de impressão.

“Com um acessório é possível suspender um dos eixos da máquina, garantindo uma gravação estável com foco automático. Basta selecionar o modo autofoco no aplicativo, que o eixo Z é nivelado conforme o tamanho e a densidade do objeto a ser gravado”, complementa a empresa.

Mobilidade e segurança

Um aplicativo instalado no celular promete tornar a gravação muito mais fácil e intuitiva. O usuário precisa apenas selecionar e editar a figura ou motivo que pretende gravar e transmitir o comando diretamente para a máquina via conexão sem fio.

Variedade de materiais que podem ser gravados com a NewLaser (Imagem: Reprodução/Kickstarter)

Além disso, o NewLaser possui um sistema integrado de memória que permite que o equipamento suporte gravações offline. Um dispositivo de segurança faz com que a máquina pare de funcionar imediatamente na presença de crianças ou animais de estimação, evitando acidentes e queimaduras.

A campanha no Kickstarter vai até o fim do mês de junho de 2022. Cada unidade pode ser adquirida durante essa fase de financiamento por US$ 399 (cerca de R$ 2 mil na cotação atual e sem os impostos). A ideia é que as primeiras máquinas sejam entregues aos clientes a partir de setembro de 2022.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.