/i601583.png)
Gravadora a laser compacta é até 10x mais ágil que máquinas convencionais
A startup ACTU, com sede em Hong Kong, começou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter para lançar um gravador a laser com 10 watts de potência. O dispositivo portátil pode ser usado para personalizar objetos cilíndricos ou superfícies planas com a mesma eficiência.
- Óculos XR prometem projetar tela de 120 polegadas para jogos e filmes
- Startup lança detector de radiação amador movido a energia solar
Segundo seus criadores, a NewLaser é capaz de trabalhar com centenas de materiais diferentes, desde aço inoxidável e alumínio anodizado, até objetos mais sensíveis e macios, como telas de tecido, madeira, plástico, vidro, couro ou elementos fabricados em acrílico.

“Nossa gravadora usa um sistema de caminho óptico que ajuda a gerar um laser com um ponto focal mais fino e com maior potência. Isso garante que o feixe de luz consiga não só gravar em superfícies mais duras, como também cortar pedaços de madeira e acrílico com até 3 mm de espessura”, explica o anúncio da ACTU no Kickstarter.
Rapidez
Um sistema galvanômetro patenteado integrado ao dispositivo, garante uma operação mais eficiente e muito mais rápida. Segundo o fabricante, a NewLaser consegue gravar letras, frases, figuras e imagens complexas com uma velocidade até 10 vezes maior do que outros equipamentos disponíveis no mercado.
/i601584.gif)
Outra vantagem, é a capacidade de gravar em rolos ou qualquer superfície cilíndrica, com um ângulo de ataque de até 360 graus. A NewLaser também consegue fazer gravações em objetos mais longos, como placas de metal ou chapas de madeira, graças a um sistema móvel de impressão.
“Com um acessório é possível suspender um dos eixos da máquina, garantindo uma gravação estável com foco automático. Basta selecionar o modo autofoco no aplicativo, que o eixo Z é nivelado conforme o tamanho e a densidade do objeto a ser gravado”, complementa a empresa.
Mobilidade e segurança
Um aplicativo instalado no celular promete tornar a gravação muito mais fácil e intuitiva. O usuário precisa apenas selecionar e editar a figura ou motivo que pretende gravar e transmitir o comando diretamente para a máquina via conexão sem fio.
/i601582.png)
Além disso, o NewLaser possui um sistema integrado de memória que permite que o equipamento suporte gravações offline. Um dispositivo de segurança faz com que a máquina pare de funcionar imediatamente na presença de crianças ou animais de estimação, evitando acidentes e queimaduras.
A campanha no Kickstarter vai até o fim do mês de junho de 2022. Cada unidade pode ser adquirida durante essa fase de financiamento por US$ 399 (cerca de R$ 2 mil na cotação atual e sem os impostos). A ideia é que as primeiras máquinas sejam entregues aos clientes a partir de setembro de 2022.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.