Filtro de ar feito em casa ajuda a eliminar poluentes em ambientes fechados
Por Gustavo Minari • Editado por Luciana Zaramela |
Pesquisadores da Escola de Engenharia da Universidade Brown e do Instituto Silent Spring, ambos nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de filtro de ar — feito com materiais que podem ser encontrados em lojas de ferragens — capaz remover poluentes em ambientes fechados.
- Poluição do ar é associada com maior risco de AVC, revela estudo
- Fogão a gás pode contaminar o ar da sua casa e causar problemas de saúde
Segundo seus inventores, o dispositivo batizado de caixa Corsi-Rosenthal consegue reduzir a concentração de produtos químicos que representam riscos à saúde humana e estão associados a vários tipos de doenças respiratórias causadas não apenas por vírus, mas também por agentes poluentes.
“As caixas Corsi-Rosenthal podem ser construídas com materiais simples encontrados em lojas de ferragens. Precisamos apenas de quatro filtros MERV-13, fita adesiva, um ventilador de aproximadamente 20 polegadas e uma caixa de papelão comum”, explica o professor de epidemiologia Joseph Braun, autor principal do estudo.
Filtro de ar eficiente
Para testar a eficácia dos filtros de ar, os cientistas compararam as concentrações de compostos orgânicos semivoláteis de uma sala antes e durante a utilização da caixa Corsi-Rosenthal. A ideia era provar como o dispositivo pode melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados.
Os resultados mostraram que o equipamento conseguiu diminuir a concentração de vários PFAS (compostos químicos sintéticos encontrados em produtos de limpeza, têxteis e isolamento de fios) de 40% a 60%. Além disso, o sistema de filtragem também reduziu os ftalatos (encontrados em materiais de construção e produtos de higiene pessoal) de 30% a 60%.
“PFAS e ftalatos são relacionados a vários problemas de saúde, incluindo asma, diminuição do peso ao nascer, desenvolvimento cerebral alterado em crianças e alguns tipos de câncer. Além disso, esses poluentes foram associados à redução da resposta vacinal e também podem aumentar a gravidade e a suscetibilidade ao vírus da covid-19 em adultos”, acrescenta o pesquisador Robin Dodson.
Baratas e fáceis de fazer
Segundo os cientistas, as caixas Corsi-Rosenthal são acessíveis, fáceis de fazer e relativamente baratas. Cada unidade construída com materiais facilmente encontrados em supermercados e lojas de departamentos custa aproximadamente US$ 100 (cerca de R$ 530 na cotação atual).
Uma desvantagem é o barulho que as caixas fazem enquanto estão funcionando. Cada equipamento aumenta os níveis de ruído em cinco decibéis durante o dia e aproximadamente dez decibéis à noite, o que pode ser considerado uma distração em ambientes fechados, como salas de aula.
“Estamos cientes que esse barulho pode incomodar a longo prazo, mas os benefícios que as caixas Corsi-Rosenthal trazem para saúde das pessoas superam em muito os efeito colaterais causados pelo nível de ruído um pouco acima do normal”, encerra o professor Joseph Braun.
Fonte: Brown University