FIAT e Visa firmam parceria que transformará carro em solução de pagamento

Por Felipe Ribeiro | 03 de Dezembro de 2019 às 11h54
FIAT

Tal qual os smartphones, os automóveis se tornaram uma extensão do nosso corpo. Com cada vez mais itens de conectividade e tecnologia à disposição dos motoristas e passageiros, os veículos não podem ficar para trás - com o perdão do trocadilho - nessa corrida. De olho nessas transformações, o Grupo FCA, que possui as marcas FIAT e Jeep, firmou uma parceria com a Visa para o desenvolvimento de uma plataforma de pagamentos que tem como centro do seu funcionamento os carros da montadora italiana em solo brasileiro.

"Escolhemos a Visa para trabalhar conosco nessa jornada porque consideramos que é a empresa que mais está engajada em novas modalidades de pagamento que não façam mais uso do plástico, ou seja, do cartão. Ainda vamos definir qual será o melhor modelo para isso, mas a ideia é que tudo fique na nuvem e que você não tenha que sair do seu carro para efetuar pagamentos", explica Mateus Silveira, chefe do departamento de inovação e conectividade da FCA.

Ainda não está claro como a FIAT e a Visa farão esse movimento para transformar os automóveis da marca em uma espécie de conta-corrente ou cartão ambulante, mas é fato que isso, necessariamente, caminhará para uma atualização completa de seu sistema de infotenimento. Em entrevista coletiva ocorrida na manhã desta segunda-feira (02), em São Paulo, a empresa já deu pistas do que pode ocorrer com as multimídias de seus futuros carros.

"Certamente todo o processo será feito na nuvem, com muita segurança e praticidade. O carro será um dos instrumentos desse sistema e, claro, as atualizações e as transações serão feitas online", disse André Souza, CIO da FCA para a América Latina, em entrevista ao Canaltech.

Isso nos leva a crer que os vindouros automóveis da FCA podem estar completamente conectados, com internet e armazenamento próprios. Na verdade, isso já é um movimento que está acontecendo globalmente com o grupo. Foi anunciada, na Itália, uma parceria com duas empresas: a Harman, controlada pela Samsung, e com o Google, para fornecer internet aos automóveis de maneira nativa, porém sem as amarras das operadoras.

Central multimídia uConnect deverá evoluir/ Imagem: FIAT

A plataforma global que oferecerá aos proprietários conectividade de rede 4G e suportará a evolução para o 5G é homologada para todas as regiões e se integrará a qualquer provedor de serviços em todo o mundo. O sistema externo também tem a capacidade de interagir com a infraestrutura de futuras cidades inteligentes, bem como com os dispositivos domésticos por meio da plataforma "Smart Things" da Samsung. Além dos proprietários de veículos, revendedores, operadores de frota e provedores de serviços também se beneficiarão dos recursos fornecidos pela nova conectividade baseada em nuvem.

Imagem: VISA/FCA

Vale lembrar, também, que o Google já atua em parceria com a FIAT no novo projeto do site da marca, que colhe informações dos clientes para ajudá-los na hora de adquirir seu veículo novo.

Embora as empresas parcerias ainda não tenham sido anunciadas aqui no Brasil, o modelo global da FCA já nos dá pistas de como o serviço será ativado por aqui. Segundo a FCA global, as mudanças em todo o sistema devem aparecer em 2022.

Segurança no pagamento

Segundo Erico Fileno, diretor de inovação da Visa, a segurança será feita por meio da tokenização. Ou seja: todo pagamento feito com a nova plataforma da FCA com a Visa terá um token gerado na hora pelo sistema over the air. "O usuário poderá ficar despreocupado. Mesmo se, por ventura, o veículo for roubado ou inutilizado, você poderá levar o sistema para outro automóvel compatível, pois todo o projeto estará na nuvem e será tokenizado", explicou Fileno.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.