Publicidade

Empresa lança primeiro jetpack subaquático do mundo

Por  • Editado por  Luciana Zaramela  | 

Compartilhe:
Divulgação/CudaJet
Divulgação/CudaJet

Uma empresa chamada CudaJet lançou o primeiro jetpack subaquático do mundo. É uma verdadeira mudança para o mercado em questão, considerando que os sistemas de propulsão subaquática geralmente são amarrados aos braços ou pernas do usuário, e a novidade é uma espécie de mochila.

Os primeiros protótipos do dispositivo surgiram há aproximadamente cinco anos, desenvolvidos pelo entusiasta subaquático britânico Archie O'Brien. Na época, ele afirmou que os produtos existentes eram muito pesados, muito lentos ou muito caros. Sua ideia original era simplesmente tentar encolher um motor de jet ski para que pudesse ser usado como um jetpack, mas não foi possível.

Na prática, o britânico queria criar um sistema que fosse mais leve e rápido do que os produtos existentes, e o item agora disponível é a versão comercial final do que ele imaginou.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A velocidade do protótipo Cuda é controlada por um controle remoto portátil, mas deixa as mãos livres e a direção é alterada pelo movimento do corpo.

Primeiro jetpack subaquático do mundo

Conforme descreve o próprio site da empresa, o jetpack pode ser usado até uma profundidade máxima de 40 metros e pode levar o usuário a uma velocidade máxima de 3 metros por segundo. O produto ainda pesa cerca de 13,2 kg, quando fora da água.

Ainda que esteja disponível comercialmente, o preço de um pacote CudaJet completo ainda é considerado salgado: cerca de US$ 18 mil, o equivalente a R$ 85 mil, em conversão direta.

"Existem algumas maneiras de ficar debaixo d'água e começar a voar. O Duck Dive [mergulho do pato, em tradução livre] é o mais rápido, mas requer alguma prática: relaxe na água, levante o bumbum enquanto abaixa a cabeça, aperte o acelerador até sentir o Jetpack na água. Incline-se para nivelar e comece a voar", aponta a empresa em uma das publicações nas redes sociais.

Fonte: CudaJet, New Atlas