Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É possível reciclar a energia que sobra em uma pilha? Novo método prova que sim

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Agosto de 2022 às 10h40

Link copiado!

FabrikaPhoto/Envato
FabrikaPhoto/Envato

Pesquisadores da Universidade Nacional Cheng Kung (NCKU), em Taiwan, descobriram uma nova maneira de recuperar a energia restante em baterias descartadas. Estimativas mostram que dos 15 bilhões de baterias não recarregáveis fabricadas no mundo anualmente, mais da metade ainda contém 50% de energia quando são jogadas no lixo.

Segundo os cientistas, usando um método conhecido como descarga de pulso autoadaptável (SAPD na sigla em inglês), é possível reciclar boa parte dessa energia, evitando o desperdício dessas baterias que acabam em lixões e aterros sanitários antes do final real de sua via útil.

Continua após a publicidade

“Drenar uma pequena quantidade de energia restante das baterias domésticas é um ponto de partida para a redução de resíduos. Além disso, esse método de reaproveitamento serve como uma ferramenta eficaz para reutilizar um grande número de baterias primárias descartadas sem necessidade”, explica professor de engenharia de materiais Chien-Hsing Lee, autor principal do estudo.

Energia residual

Nos testes realizados em laboratório, os pesquisadores construíram um protótipo capaz de armazenar no mínimo seis e no máximo dez baterias de marcas diferentes. Utilizando o método de descarga de pulso eles conseguiram recuperar entre 798 e 1455 joules de energia, com uma eficiência de reaproveitamento entre 33% e 46%.

Continua após a publicidade

Combinando essa técnica com outra chamada descarga de curto-circuito (SCD na sigla em inglês) os resultados foram ainda mais animadores. Durante os experimentos feitos com baterias domésticas descartadas precocemente, a quantidade de energia recuperada chegou a 54%.

“Embora pareça não haver vantagem real em drenar uma pequena quantidade de energia de uma única bateria descartada, a energia recuperada pode aumentar significativamente se um grande número de baterias usadas for explorado ano após ano”, acrescenta o professor Lee.

Recuperando energia de pilhas AA e AAA

Para demostrar que o método de reciclagem é totalmente viável, os cientistas também utilizaram pilhas AA e AAA comuns, vendidas em lojas e supermercados ao redor do planeta. Nesses dispositivos descartados, eles conseguiram recuperar entre 35% e 41% da energia residual que, normalmente, seria desperdiçada.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores pretendem agora testar o novo método de reciclagem em outros tipos de bateria. A ideia é reaproveitar a energia que sobra em células de uso único e também nas recarregáveis que, na grande maioria das vezes, são descartadas muito antes do final de sua vida útil.

“O próximo passo será aplicar nosso método de recuperação de energia em células recarregáveis de íons de lítio. Com essa abordagem, será possível examinar como o processo de reciclagem se comporta entre diferentes tipos de baterias, sejam elas de uso único ou dispositivos que enfrentam longos períodos de carga e descarga”, encerra o professor Lee.