Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Deepfake de Margot Robbie no Tiktok assusta pela semelhança com a atriz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Junho de 2022 às 17h30

Link copiado!

Divulgação/Warner
Divulgação/Warner

Uma conta do TikTok chamada Unreal Margot começou a publicar vídeos curtos criados com técnicas de deepfake da atriz Margot Robbie. O perfil de autoria desconhecida produz conteúdos falsos, mas incrivelmente realistas, sobre a estrela famosa por interpretar a Arlequina nos filmes da DC Comics.

A conta não tenta se passar por ela e a biografia até deixa claro ser uma paródia da atriz, mas muita gente se assusta com a "veracidade" das imagens. Os trejeitos, as expressões faciais e até o tipo físico lembram bastante Robbie.

Continua após a publicidade

Em um dos vídeos mais recentes, a Margot fake dança, troca de roupa com um chute e cria um viral baseado na franquia As Panteras (Charlie's Angel). Em outro, a personagem está com uma garra de vinho rosé e duas taças nas mãos, enquanto a legenda sugere um "detox digital".

O perfil tem 334 mil seguidores e acumula mais de 1,7 milhão de curtidas, com milhares de comentários. São seis vídeos já publicados, sendo que dois têm mais de 10 milhões de visualizações, um claro reflexo da popularidade do perfil falso da atriz.

Muita gente comenta como se fosse um perfil oficial, elogiando a atriz pela beleza ou performance. No entanto, outros espectadores apontaram a fraude para alertar os desavisados.

Continua após a publicidade

Deepfake realista

A dificuldade em identificar deepfakes é uma realidade no mundo atual. Com técnicas cada vez mais avançadas, as montagens estão cada vez mais indistinguíveis — e perigosas, porque poderiam inserir pessoas em situações falsas. Políticos, artistas, ativistas e outras figuras públicas acabam expostas a este tipo de armação online.

A preocupação com o assunto é crescente ao ponto de pesquisadores estarem em busca de criar inteligências artificiais (IAs) capazes de identificar a manipulação. Quando o deepfake é bem feito, identificá-lo a olho nú é uma missão quase impossível, por isso as máquinas podem ser aliadas.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, desenvolveram um estudo mostrando que, tanto a IA quanto as deepfakes, podem expor pessoas que procuram por relacionamento na internet a fraudes românticas muito perigosas. Segundo os cientistas, golpes envolvendo usuários australianos em busca de namoros online renderam aos criminosos US$ 131 milhões (quase R$ 630 milhões na cotação atual) só em 2020.