Carro movido a hidrogênio bate recorde mundial de distância percorrida
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, apresentram um conceito de carro urbano movido a hidrogênio chamado Eco-Runner, projetado para ser mais eficiente (em termos de combustível) do que os veículos modernos movidos a combustíveis fósseis. No último dia 26, o carro foi parar no Guinness, o livro dos recordes, pela distância histórica percorrida: 2.488,45 quilômetros.
Na ocasião, a equipe dirigiu o veículo por simplesmente 71,5 horas em turnos rotativos de duas horas, parando apenas para trocar os motoristas. O recorde anterior era de 2.056 quilômetros, estabelecido pelo Renault Zoe elétrico da ARM Engineering, que opera usando uma célula de combustível de metanol.
Os cientistas exibiram pela primeira vez o design final do Eco-Runner XIII em maio. O veículo de três rodas utiliza fibra de carbono em vez de aço para determinadas peças. Ao todo, o carro de 72 quilos pode dirigir cerca de 45 quilômetros por hora.
O veículo cabe apenas uma pessoa, e apesar de ainda não estar pronto para uma viagem, a equipe espera que esse seja mais um passo para levar a "tecnologia limpa" para mais perto da realidade.
Cerca de 56 mil carros a hidrogênio foram vendidos em todo o mundo em 2022, e a equipe comentou durante um comunicado que “os carros elétricos também fazem parte da solução para a mobilidade sustentável, mas a rede elétrica já está se esgotando. Eletrificar o mundo inteiro não é uma opção. Hidrogênio e carros elétricos andam de mãos dadas. Não há um grande vencedor.”
Carro movido a hidrogênio e carro elétrico
Anteriormente, o Canaltech explicou qual a diferença entre carro elétrico e movido a hidrogênio: enquanto um carro elétrico pode ser definido como todo automóvel que depende da energia de uma bateria que alimenta seu propulsor movido à eletricidade para se locomover, o carro movido a hidrogênio pode queimar o material como se fosse gasolina ou etanol, ou fazer uso das células de combustível, transformando essa queima do componente químico em energia elétrica.
Vale entender, partindo dessa premissa, que apenas os carros elétricos e os movidos à célula de combustível podem ser considerados zero emissão, já que o que resultará desse processo (no caso das células) será água.
Fonte: Popular Science, New Atlas, Guinness World Records, Holland High Tech, Eco Runner