Publicidade

Califórnia inaugura laboratório de cultivo de carne mais avançado do mundo

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Reprodução/Upside Foods
Reprodução/Upside Foods

A startup Upside Foods inaugurou a fábrica de carnes cultivadas em laboratório mais avançada do mundo em Emeryville, cidade com pouco mais de 11 mil habitantes que fica na Califórnia, nos EUA. A instalação tem 16 mil metros quadrados e capacidade para produzir cerca de 23 toneladas desse tipo de alimento por ano.

Embora seu primeiro produto comercial deva ser o frango, os executivos da empresa afirmam o centro de produção poderá “fabricar” outras variedades, como carne bovina e de pato, em breve. Além disso, eles pretendem oferecer a mercadoria em vários estilos e texturas diferentes, desde carne moída até cortes inteiros.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Estamos comprometidos em desvincular completamente nosso processo de produção do abate de animais. Nosso objetivo é colocar no mercado produtos sem esses componentes alimentares o mais rápido possível e com qualidade”, explica a diretora de operações da Upside Foods, Amy Chen.

Como a carne é feita em laboratório?

Para produzir o que a empresa chama de “carne do futuro”, os cientistas coletam células de animais vivos em biorreatores. Esse material orgânico é banhado com nutrientes especiais que ajudam a cultivá-lo em condições ideais de crescimento, para que ele se desenvolva até o tamanho de um bife comum.

Essa células são obtidas por meio de processos e métodos específicos que a empresa mantém em segredo, revelando apenas que a matéria-prima é produzida com a biópsia de animais vivos, ovos, pesca e bichos abatidos, que já fazem parte do sistema da indústria alimentar convencional.

“Nós alimentamos a célula com uma grande variedade de nutrientes — aminoácidos, açúcares, minerais e vitaminas — normalmente encontrados nos alimentos e de composição semelhante ao que se desenvolve organicamente no corpo animal, apenas em um formato diferente”, acrescenta Chen.

Em novembro desse ano o bilionário dono da Virgin, Richard Branson, provou um pedaço de frango grelhado preparado com carne cultivada da Upside Foods. Como é possível ver no vídeo abaixo, parece que o empresário aprovou a experiência ao saborear o prato feito pelo chef.

Continua após a publicidade

Falta aprovação

Apesar de a empresa ainda não ter recebido autorização do FDA (Food and Drug Administration), órgão federal dos Estados Unidos, parecido com a nossa Anvisa, os executivos esperam que o centro de produção de carne cultivada da Califórnia comece a funcionar a partir de janeiro de 2022.

Além da obtenção de proteína livre de crueldade, outro apelo do produto são os benefícios para o meio ambiente. Segundo a Upside Foods, o cultivo das células de origem animal em laboratório consome 90% menos terra e água e emite 90% menos gases causadores do efeito estufa.

Continua após a publicidade

“O que aconteceu nos últimos cinco anos é diferente de tudo que já ocorreu na indústria de alimentos. Existem quase 100 empresas em todo o mundo, em praticamente todos os países produtores e consumidores de carne, tentando fazer carne cultivada. Esse tipo de aceleração é uma novidade que veio para ficar”, encerra a CEO da Upside Foods, Uma Valeti.

Fonte: Upside foodsIFL Science