Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Arábia Saudita terá a maior usina a vapor movida a energia solar do mundo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Junho de 2022 às 16h38

Link copiado!

Reprodução/GlassPoint
Reprodução/GlassPoint

Uma empresa de mineração da Arábia Saudita chamada Ma'aden e a GlassPoint — fornecedora de células fotovoltaicas com sede nos Estados Unidos — assinaram um acordo inicial para a construção da maior usina de vapor movida a energia solar do mundo.

O objetivo dessa parceria é ajudar na descarbonização do processo de produção do alumínio, que consome energia em excesso e gera sérios problemas ambientais devido à queima do carvão. A instalação deve ajudar a mineradora a reduzir suas emissões de carbono em aproximadamente 600 mil toneladas por ano.

Continua após a publicidade

“A construção dessa usina de vapor movida a energia solar diminuirá drasticamente nossa pegada de carbono. Isso certamente nos deixará mais próximos do nosso objetivo principal de neutralidade total de carbono até 2050”, afirma o CEO da Ma'aden, Rebort Wilt.

Solar 1

A nova usina chamada Solar 1 será construída em Ras al Khair, na Arábia Saudita, e aproveitará a energia do Sol para gerar o vapor usado na fabricação de alumínio em uma antiga refinaria de bauxita. Esse processo deve reduzir as emissões de carbono em quase 10% — equivalente a tirar quase 130 mil carros de circulação.

Continua após a publicidade

Em vez de usar carvão ou gás para ferver a água e produzir o vapor utilizado no refino da bauxita, o sistema desenvolvido pela GlassPoint usa grandes espelhos curvos pendurados em estufas para refletir a luz do Sol e aquecer os canos responsáveis pela geração do vapor.

"O vapor será usado para refinar o minério de bauxita e produzir alumina, uma matéria-prima essencial na fabricação do alumínio, que se tornou um dos metais mais importantes do mundo para muitas indústrias globais em um futuro focado no meio ambiente e na sustentabilidade", acrescenta o vice-presidente da Ma'aden, Riyadh Al Nassar.

Energia limpa

Depois de pronta, a usina de vapor solar terá capacidade para produzir 1.500 megawatts de energia limpa. Essa quantia corresponde a mais da metade do vapor gerado por meio da combustão de carvão, utilizado atualmente para produção de alumínio na refinaria.

Continua após a publicidade

A ideia é implantar um sistema parecido em toda a cadeia de fabricação e fornecimento de alumínio, reduzindo não só as emissões de dióxido de carbono, como também os custos de produção de matrizes energéticas mais sustentáveis e economicamente mais eficientes.

“À medida que o mundo caminha para a fabricação do alumínio verde, nós pretendemos liderar essa transição, apresentando soluções viáveis e de baixo custo que possam se tornar referência na produção sustentável de suprimentos para a indústria automotiva e de produtos eletrônicos”, encerra o CEO da GlassPoint, Rod MacGregor.