Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App focado na economia de "bicos" vence hackathon open banking da Tecban

Por| 13 de Agosto de 2020 às 14h45

Link copiado!

reprodução
reprodução

A TecBan - controladora do Banco 24Horas - anunciou nesta quinta-feira (13) os vencedores do seu hackathon, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de julho e que teve como objetivo simular as possibilidades do Open Banking no Brasil. E o grande vencedor da maratona foi o case ‘Bicos’, um aplicativo voltado para trabalhadores informais.

O BICOS, um aplicativo de conexão e contratação de prestação de serviços. Com ele, é possível contratar um profissional para trabalhos rápidos e efetuar o pagamento diretamente pelo saldo bancário. Além disso, o prestador de serviço tem acesso a diversas funções como: histórico de transações bancárias, recebimento do pagamento dos ‘bicos’ direto em sua conta, microcrédito e saque direto nos terminais bo Banco24Horas.

Os criados do BICOS - Thayana Mamoré, Tiago Danin e Lucas Cardoso Rodrigues, os três de Belém (PA), além de Guilherme Vieira da Silva, de Sorocaba (SP), afirmam que a solução nasceu para democratizar o acesso ao Open Banking àqueles que, antes, eram invisíveis ao sistema financeiro. Segundo eles, a chamada "Economia dos Bicos" é uma realidade latente, agravada ainda mais pela COVID-19. Além disso, o auxílio emergencial revelou 46 milhões de brasileiros, grande parte trabalhadores informais, até então esquecidos.

Continua após a publicidade

Outro destaque da competição foi a AgroBan. Baseada nas APIs de 'produto' e 'contas' disponibilizadas, esta agrotech. tem por objetivo unir setores do campo e bancos em prol de benefícios mútuos. O agricultor realiza o cadastro na plataforma gratuitamente e concede as permissões de uso de suas contas em Open Banking. Com isso, são traçadas as melhores ofertas de produtos bancários para atendê-lo.

Após a escolha do produto baseado nas melhores taxas de juros, o pedido fica em análise, à espera de um agrônomo credenciado que irá na propriedade do agricultor e realizará o cadastro da documentação do SICOR por meio da plataforma. Não obstante, também irá trazer dados relevantes para a pontuação geral e avaliação do agricultor no aplicativo. A equipe responsável pelo projeto é formada por Jonatas Conceição da Silva Cesar, Lucas Simões e Augusto Bondança, os três de São Paulo (SP), além de Renato Tadeu Rodrigues, de Pilar do Sul (SP) e Eduardo Tomacheski Teixeira, de Charqueadas (RS).

Continua após a publicidade

“O Hackathon TecBan apresentou um tema muito atual para os participantes", afirma Tiago Aguiar, superintendente de Novas Plataformas da TecBan. "O Open Banking possui um grande potencial no Brasil e estamos certos de que as ideias que foram propostas durante o evento são bons exemplos da grande versatilidade e comodidade que a implementação trará ao ecossistema financeiro e para toda a população brasileira”.

O evento reuniu 1046 inscritos e representantes de 24 estados brasileiros, onde foram selecionados 200 participantes que desenvolveram soluções utilizando as transações disponíveis na plataforma de Open Banking da TecBan.
Totalmente online, a competição foi organizada pela Shawee e realizada em parceria com universidades, associações e players do mercado. Ela contou com 78 mentores, sete jurados de instituições parceiras (ABStartups, ABFintechs, Open Banking Brasil, FIAP, Oracle, Acrefi e Fecomercio), 40 equipes e 39 projetos submetidos para avaliação.

Entrada no Open Banking

No último dia 22 de junho, a TecBan já havia anunciado a sua entrada no universo do Open Banking. Para isso, a empresa está patrocinando uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de deste padrão no Brasil. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio de uma parceria com a Ozone, plataforma utilizada na implantação do sistema de Open Banking no Reino Unido. Segundo a TecBan, a iniciativa acompanha a regulamentação deste padrão no Brasil e que foi anunciada pelo Banco Central, no início de maio de 2020.

Continua após a publicidade

Os primeiros testes da parceria vêm sendo feitos por meio de uma plataforma de "sandbox" da Ozone. Trata-se de um espaço controlado para desenvolver aplicativos e serviços compatíveis com o open banking brasileiro. Neste hackathon organizado pela empresa, os participantes pudem simular o ambiente real do novo ecossistema.

As provas de conceito e ‘sandbox’ de Open Banking são baseadas em padrões e abrangem todo o mercado. Os resultados serão usados para impulsionar a inovação e apoiar o desenvolvimento de normas no período que antecede a total implementação do sistema no mercado. “Essa iniciativa da TecBan ajudará bancos e fintechs a começarem a criar serviços de Open Banking antes dos prazos exigidos. Isso pode ainda posicionar a TecBan como aceleradora e facilitadora neste espaço”, avalia Chris Michael, cofundador e CEO da Ozone.