Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Administradora do Banco 24 Horas organiza hackathon para soluções open banking

Por| 07 de Julho de 2020 às 14h25

Link copiado!

Administradora do Banco 24 Horas organiza hackathon para soluções open banking
Administradora do Banco 24 Horas organiza hackathon para soluções open banking

Controladora de rede Banco24Horas, a Tecban promoverá no final de julho - mais precisamente entre os dias 24 e 26 - um hackathon que tem como objetivo simular as possibilidades do open banking no Brasil. Com o nome de Hackathon TecBan, o evento será 100% online e organizado pela Shawee e em parceria com universidades, associações e players do mercado.

Durante a maratona, os integrantes terão a oportunidade de desenvolver soluções e serviços utilizando as transações disponíveis e oferecidas na plataforma de open banking da TecBan. No dia 24, ocorrerá a divisão dos grupos em times com cinco membros, respeitando os seguintes perfis: desenvolvedor, tecnologia, business, marketing e user experience. O desafio consistirá em atuar como uma TPP third party (fintechs, startup ou banco), utilizando as APIs da plataforma de open banking (consulta de saldo/extrato, pagamentos, localização de agência/ATM, entre outras) para desenvolver novas soluções e serviços para pequenas e médias empresas, além de pessoas físicas.

Com as equipes formadas, serão 56 horas de idealização, programação e networking, com a supervisão de mentores, que estarão à disposição de forma online, durante todo o processo, para auxiliar e tirar dúvidas dos times. As simulações serão feitas por meio da plataforma de sandbox, um ambiente controlado, criado para o desenvolvimento de aplicativos e serviços compatíveis com o open banking brasileiro.

No dia 29 de julho acontecerá a live para a divulgação do resultado. Uma equipe será declarada vencedora e cada integrante será premiado com um iPhone 11.

Continua após a publicidade

Entendendo o universo do open banking

Um dos objetivos deste hackathon é desafiar os participantes a entender o universo de opções do open banking para apresentar o produto certo para o cliente certo, automatizando tarefas repetitivas para economia de tempo. Além disso, essas soluções devem trazer informações detalhadas de consumo ou apresentar recursos que ajudem pequenas e médias empresas, de maneira simples e objetiva. Por exemplo, se um consumidor estiver procurando por um empréstimo, a ferramenta deverá realizar a busca, realizar a comparação e apresentar as melhores opções em um único lugar, sejam elas da mesma ou de diferentes instituições financeiras.

“Apoiamos a formação de novos profissionais, e a iniciativa do Hackathon TecBan é uma ótima oportunidade para aprender mais, colocar as habilidades em prática e transformar ideias em soluções", afirma Tiago Aguiar, head de Novas Plataformas da TecBan. "Além disso, queremos formar uma rede de contatos que poderá agregar no desenvolvimento do profissional”.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no website do Hackaton TecBan, até o dia 15 de julho. Ao todo, serão selecionados 200 participantes para a formação das equipes.

Continua após a publicidade

Parceria com startup britânica

No final de junho, a TecBan anunciou o seu ingresso no universo do open banking. Para desenvolver esse projeto, a empresa formou uma parceria com a Ozone, plataforma utilizada na implantação do sistema de Open Banking no Reino Unido. Segundo a TecBan, a iniciativa acompanha a regulamentação do deste padrão no Brasil e que foi anunciada pelo Banco Central, no início de maio deste.

Os primeiros testes da parceria serão feitos por meio de uma plataforma de "sandbox" da Ozone. As provas de conceito de Open Banking são baseadas em padrões e abrangem todo o mercado. Os resultados serão usados para impulsionar a inovação e apoiar o desenvolvimento de normas no período que antecede a total implementação do sistema no mercado.

A TecBan informa que a Ozone forneceu suporte de implementação de referência para a Open Banking Implementation Entity (OBIE), no Reino Unido. A plataforma foi usada por centenas de bancos e terceiros enquanto eles testavam suas proposições e foram necessários três anos para definir e implementar o padrão de Open Banking. E o processo ainda não está concluído.