Publicidade

Amsterdã investe em big data para detectar violência doméstica

Por| 31 de Janeiro de 2020 às 14h40

Link copiado!

Amsterdã investe em big data para detectar violência doméstica
Amsterdã investe em big data para detectar violência doméstica

Na última quinta-feira (30), a prefeitura de Amsterdã revelou novidades que giram em torno da segurança e do bem-estar de seus moradores: por meio da utilização de Big Data e da análise desse gigantesco volume de dados, a cidade almeja identificar boa parte dos casos de violência doméstica, cruzando informações de educação e saúde. A ideia também é reduzir a desigualdade social por meio desse recurso.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, com o objetivo de identificar sinais de violência doméstica contra crianças e vulneráveis, a capital holandesa uniu informações de seis instituições públicas, realizando análises detalhadas para prevenir esse tipo de ocorrência. "Estamos conseguindo resgatar as crianças dessa situação duas a três semanas antes do que conseguíamos", explica Franz Anton Vermast, chefe de tecnologia da prefeitura de Amsterdã, durante entrevista ao jornal. 

Continua após a publicidade

Além de focar no abuso e na violência doméstica, a prefeitura de Amsterdã também quer ajudar os cidadãos que correm risco de despejo. Basicamente, está sendo feita uma integração entre o banco e a prefeitura. Sendo assim, o plano se desenrola da seguinte forma: se o morador fica devendo durante três meses, a assistência social é avisada, para que assim ajude aquela pessoa antes que o despejo aconteça.

O veículo também traz à tona outros projetos envolvendo a cidade, como a análise do lixo por câmeras para facilitar a separação dos materiais, mapeamento de vagas para estacionar, reduzindo a poluição de carros que circulam atrás desses espaços e seleção para empregos com sistemas que ignorem nome e gênero. 

Fonte: Folha de S. Paulo