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Aeroporto de Sidney testa reconhecimento facial em substituição aos passaportes

Por| 05 de Julho de 2018 às 14h24

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Aeroporto de Sidney testa reconhecimento facial em substituição aos passaportes
Aeroporto de Sidney testa reconhecimento facial em substituição aos passaportes

Passageiros no Aeroporto de Sidney, na Austrália, estão usando seus rostos como passaporte. A empresa aérea Qantas está testando, em parceria com o aeroporto, um sistema que substitui o documento pela identificação biométrica com escaneamento facial, segundo um comunicado emitido pela companhia nesta quinta-feira (5).

Passageiros de voos internacionais selecionados passarão por quatro etapas nas quais o reconhecimento facial substituirá a identificação dos passaportes: no check-in automático; na expedição das bagagens; no acesso ao lounge e então no embarque.

"Trabalhamos com a Qantas desde o início e estamos satisfeitos por fazer uma parceria com eles enquanto testamos essa tecnologia", disse o CEO do aeroporto de Sydney, Geoff Culbert. "No futuro, não haverá mais malabarismo com passaportes e malas no momento do check-in e escavações em bolsos ou smartphones para mostrar seu cartão de embarque. Seu rosto será seu passaporte e seu cartão de embarque em todas as etapas do processo".

Mais de 43 milhões de passageiros utilizam o Aeroporto de Sidney por ano. Segundo a companhia, o consentimento dos viajantes que participam dos testes será "procurado ativamente" e seguirá os mais rígidos padrões de privacidade e segurança, atento às legislações locais.

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"Há uma necessidade crescente de companhias aéreas e aeroportos oferecerem experiências de viagem mais rápidas e convenientes, e estamos entusiasmados em ver quais resultados o teste produz", comemora Vanessa Hudson, diretora de clientes da Qantas.

Segundo ela, a medida não apenas tem o potencial de reduzir as filas e os momentos de espera, mas também pode ser parte de uma experiência de consumo mais agradável e personalizada: “Os clientes da Qantas não só poderão fazer o check-in para seu voo usando a tecnologia, bem como ela também estará disponível para a nossa equipe do lounge, que pode criar uma experiência mais personalizada quando os passageiros chegarem", finaliza.

Fonte: CNBC