Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

São Paulo é a capital com 4G mais rápido da América Latina

Por| 14 de Agosto de 2019 às 17h45

Link copiado!

São Paulo é a capital com 4G mais rápido da América Latina
São Paulo é a capital com 4G mais rápido da América Latina

A empresa Opensignal verificou a velocidade de download 4G em seis das maiores cidades da América Latina: Bogotá, Buenos Aires, Lima, Cidade do México, Santiago e São Paulo. De acordo com o levantamento, São Paulo possui a conexão mais rápida, com uma média de download 4G de 21,3 Mbps, ligeiramente mais ágil (0,3 Mbps) que a da Cidade do México.

As duas cidades têm boa velocidade ao longo de todo o dia e, mesmo no horário mais lento, a velocidade apresentada na Cidade do México e em São Paulo equivale à média das demais analisadas. Enquanto isso, os usuários de Buenos Aires experimentaram a velocidade mais baixa, com uma média para download 4G de 16,2 Mbps.

A análise evidenciou uma tendência em todas as seis cidades analisadas: como era de se esperar, os usuários passam por uma grande variedade de velocidades em diferentes horas do dia. O horário mais "limpo" foi às 4 da manhã, quando poucas pessoas estavam online e as redes estavam menos congestionadas. Nesse período do dia, São Paulo chegou a 31,9 Mbps, seguido por Santiago, com 31,4 Mbps.

Continua após a publicidade

À medida que o dia passa e as redes se tornam mais congestionadas, os usuários veêm suas velocidades de download 4G diminuírem. Em Santiago, por exemplo, caiu para 9,2 Mbps, quase 50% menor que a média registrada – a maior flutuação ao longo do dia em qualquer uma das cidades analisadas, apesar da capital chilena ter capacidades de rede semelhantes às de São Paulo.

Usuários em Buenos Aires experimentaram a menor flutuação ao longo do dia (menos de 12 Mbps), seguida por Lima e Cidade do México. A velocidade média de download em todas as cidades listadas foi de 18,1 Mbps.

O 4G na América Latina

Continua após a publicidade

De acordo com um estudo da Cisco, o consumo de tráfego de dados móveis na América Latina cresceu 68% em 2017 e deve continuar crescendo nos próximos anos. Segundo a empresa, esse impulsionamento se dará principalmente pela crescente adoção de dispositivos com acesso à Internet, infraestrutura de banda larga fixa limitada e devido ao 4G estar se tornando a tecnologia dominante, com uma penetração de mercado estimada de 38%.

Hoje, os smartphones são responsáveis por cerca de 60% das conexões na rede móvel da América Latina, com 350 milhões de pessoas usando esses aparelhos para acessarem a Internet.

Fonte: Opensignal