Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é o impacto do Wi-Fi 6 para jogos competitivos?

Por| Editado por Léo Müller | 15 de Setembro de 2023 às 13h37

Link copiado!

Eric Mockaitis/Canaltech
Eric Mockaitis/Canaltech

Atualmente, os games competitivos estão cada vez mais avançados. Porém, a conexão de internet pode impactar diretamente na jogabilidade. Por isso, testamos qual é o impacto prático do Wi-Fi 6 nos jogos online.

Uma das características dos jogos online, principalmente os FPS — First Person Shooter — é que eles precisam da internet com baixa latência. Quanto menor é o ping nos games, maior é a estabilidade, permitindo que os movimentos executados não tenham atrasos.

Continua após a publicidade

Wi-Fi 6 tem baixa latência?

Quando o assunto são jogos online, a maioria dos gamers preferem usar o cabo Ethernet RJ-45 para garantir uma latência menor. Como vantagem, esse tipo de conexão pode oferecer um ping variando entre 1 ms e 5 ms.

Por outro lado, o Wi-Fi 6 é uma conexão sem fio, e, por mais avançada que seja, sua latência pode não ser tão pequena quanto a internet via cabo. Entretanto, para quem joga competitivamente, um ping variado entre 5 ms e 15 ms não impactará negativamente na jogatina.

Apesar de entregar diversas vantagens, o Wi-Fi 6 depende de diversos fatores para ser eficaz. Desde a distância entre o computador e o roteador, até o fato de a placa de rede sem fio embutida no PC ter suporte a essa tecnologia, pois, quanto mais moderno o hardware for, menor será o ping, aproximando-se da rede via cabo.

É importante ressaltar que, para jogos competitivos em torneios profissionais, o ideal é usar a internet via cabo no computador. Afinal, são diversos computadores conectados ao mesmo tempo, sobrecarregando os servidores de tal forma que faria a conexão wireless ficar mais instável.

Para smartphones, no entanto, a única opção é a conexão sem fio. Por isso, grande parte dos celulares atuais já possuem modens atualizados em seus chipsets para garantir total compatibilidade com o Wi-Fi 6 e permitir que os jogos battle royale, entre outras alternativas, sejam aproveitados com a menor latência possível.

Wi-Fi 5 vs Wi-Fi 6 em jogos competitivos

Continua após a publicidade

Para entender qual é a real diferença entre o uso da conexão Wi-Fi 5, em comparação com o Wi-Fi 6 na prática, utilizei dois roteadores compatíveis com essas tecnologias. O Google Nest AC1200, que é Wi-Fi 5, e o Huawei AX3 Pro, que é Wi-Fi 6.

No jogo mobile Free Fire Max, a diferença é muito grande, com o game se estabilizando em uma latência de 17 ms de ping via Wi-Fi 6. Porém, com o Wi-Fi 5, esse número sobe para 44 ms, e isso gera diversos atrasos na jogatina, inclusive facilitando a minha morte em algumas partidas.

No PC, no entanto, essa diferença é menor. Isso porque o jogo Call of Duty: Warzone, em seu modo de saque em quarteto, não apresentou nenhuma diferença de latência, com a estabilização em 7 ms durante os testes com os dois roteadores.

Já em PUBG, houve uma alteração de valor mais próxima da vista no jogo Free Fire Max. Assim, com o Wi-Fi 5 em uso, o battle royale obteve o ping de 30 ms, enquanto o título da Tencent conseguiu se estabilizar em 15 ms no Wi-Fi 6.

Continua após a publicidade

Com base nestes resultados, acredito que o ping é maior em jogos competitivos como Free Fire e PUBG. Pode ter relação com a quantidade de servidores distribuídos pelo país, mas também pode ter relação direta com a própria estrutura dos títulos.

Por outro lado, é perceptível que a Activision é mais competente para garantir a estabilidade do game em diferentes tipos de roteadores. Na prática, isso ajuda a nivelar a performance dos jogadores, já que o jogo é multiplataforma, e uma diferença robusta no tempo do ping poderia dar vantagem competitiva para quem joga via PC, com maior liberdade para alterar a placa de rede, ao invés do console.

Vale a pena ter conexão Wi-Fi 6 para jogar?

Continua após a publicidade

Vale a pena ter Wi-Fi 6 para jogar. Considerando que a tecnologia de conexão sem fio de alta performance garante diversas vantagens, incluindo a maior estabilidade do ping, faz sentido ter um roteador compatível para aproveitar as vantagens dessa evolução.

Em jogos competitivos, é notório que a alteração do Wi-Fi 5 para o Wi-Fi 6 gera um impacto positivo, principalmente nos games mobile. Consequentemente, para quem deseja usar o smartphone para torneios oficiais, receberá vantagens ao usar a conexão mais recente.

Algo positivo em implementar o padrão IEEE 802.11ax (WiFi 6) atualmente é que o custo para a compra de um roteador compatível caiu consideravelmente. Então, o custo-benefício é maior, tanto para o acessório de rede wireless quanto para a aquisição de celulares.

Continua após a publicidade