Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galileo, sistema de GPS europeu, volta ao normal após problemas técnicos

Por| 22 de Julho de 2019 às 17h20

Link copiado!

Galileo, sistema de GPS europeu, volta ao normal após problemas técnicos
Galileo, sistema de GPS europeu, volta ao normal após problemas técnicos

Depois de passar por um verdadeiro perrengue iniciado no último dia 12, o Galileo, sistema de navegação via satélite (GPS) europeu, finalmente conseguiu voltar às normalidades. Por meio de um comunicado, a Agência dos Sistemas Mundiais de Navegação por Satélite (GSA) indicou que as dificuldades técnicas foram ultrapassadas.

Os problemas que levaram o Galileo a ficar fora de serviço foram apontados como um incidente técnico relacionado à infraestrutura terrestre do sistema. O comunicado oficial não entrou em mais detalhes, na ocasião, e apenas avisou que a falha na infraestrutura afetou a nevagação normal do sistema, como navegação e cronometragem, mas não atingiu o serviço SAR (cuja finalidade é localizar pessoas em situações perigosas, como no meio do mar ou nas montanhas).

Galileo se recupera

Nesta segunda-feira (22), o GPS Daily anunciou que o impacto do serviço de navegação foi causado por um mau funcionamento de alguns equipamentos nos centros de controle do Galileo, responsáveis por gerar a hora do sistema e calcular as previsões de órbita, e que a ruptura afetou vários elementos nos centros de controle em Fucino, na Itália, e em Oberpfaffenhofen, na Alemanha. Entretanto, por enquanto uma comissão independente está responsável por investigar as circunstâncias exatas e as causas que levaram ao fracasso do sistema. A investigação está sendo conduzida pela Comissão da UE e pela GSA.

Continua após a publicidade

Para realizar a correção desse mau funcionamento, foi necessário todo um time de especialistas do Galileo Service Operator, sob a liderança da Spaceopal GmbH, com cooperação da GSA e de fornecedores de infraestruturas terrestres industriais, em conjunto com a Agência Espacial Europeia (ESA). “Uma equipe composta por peritos da GSA, da indústria, da Agência Espacial Europeia e pela Comissão Europeia trabalhou unida durante 24 horas, sete dias por semana, para resolver o incidente”, comunicou a GSA.

Apesar de tudo, os serviços que se iniciaram em dezembro de 2016 foram recuperados com êxito, depois de vários dias de trabalho. Como o sistema ainda se encontra em fase piloto, que precede a fase de serviços operacionais completos, é compreensível que esse tipo de coisa aconteça. O Galileo também está sendo usado em combinação com outros sistemas de navegação por satélite, com direito a testes e detecção de possíveis desafios técnicos que venham a acontecer até a implantação completa da capacidade operacional.

Fonte: GPS Daily