Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IFA 2019 | Huawei lança novos processadores pensados para IA e 5G

Por| 06 de Setembro de 2019 às 11h50

Link copiado!

Oficina da Net
Oficina da Net
Tudo sobre Huawei

Como já é de praxe antes de lançar novos smartphones da linha Mate, a Huawei anunciou nesta sexta-feira (6) quais serão os processadores que irão equipar os aparelhos. Com foco em inteligência artificial e conexão 5G, a gigante chinesa revelou, durante a IFA 2019, os chipsets Kirin 990 e 990 5G, que prometem entregar desempenho significativamente superior em relação ao Kirin 980 (do P30).

A linha Kirin 990 é construída em um processo FinFet UEV de 7 nm para melhorar a eficiência energética com relação ao já citado 980. A CPU possui oito núcleos, com dois Cortex A76 de alto desempenho, dois núcleos A76 mid-range e quatro A55 de baixa potência. A nova configuração, chamada de NPU ou unidade de processamento neural, demonstra o foco da empresa em inteligência artificial. Já em matéria de gráficos, teremos uma GPU ARM Mali G76 de 16 núcleos. Com isso, a Huawei espera ter o dobro de processamento para IA com relação aos processadores topo de linha da atualidade, como o Snapdragon 855 e seu próprio 980.

O machine learning também é alavancado pelo modem 5G que vem embutido no chipset, permitindo à Huawei reivindicar para o 990 5G o título de "primeiro processador topo de linha 5G" do mercado. Além das impressionantes velocidades de dados, a empresa diz que, ao aplicar os recursos de IA do chip ao consumo de energia do modem, ele pode oferecer uma conexão 5G que gasta energia semelhante ao 4G. Quando se trata de taxa de transferência de dados, a versão 5G do Kirin 990 é classificada para velocidades de até 2,3 Gbps de download e 1,25 Gbps de upload.

Continua após a publicidade

Embora as versões 4G e 5G sejam muito semelhantes, vale ressaltar que existem diferenças de desempenho entre elas. A variante 5G ostenta velocidades de clock ligeiramente mais altas em sua CPU, além de possuir um segundo grande núcleo NPU.

Os vídeos e fotos também serão agraciados nas duas variantes do Kirin 990, principalmente quando se trata de redução de ruído. O novo processador de sinal de imagem ISP promete melhorar os ruídos em imagens estáticas, colocando-as, segundo a Huawei, no mesmo patamar das câmeras DSLR. A mesma redução de ruído se aplicará à captura de vídeos.

Os Huawei Kirin 990 e 990 5G estrearão na série Mate 30, que deve ser revelada no dia 19 de setembro.

Fique de olho no Canaltech para mais novidades sobre os próximos aparelhos da Huawei.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Central