Western Digital apresenta tecnologia OptiNAND de arquitetura de armazenamento

Western Digital apresenta tecnologia OptiNAND de arquitetura de armazenamento

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 01 de Setembro de 2021 às 15h12
Imagem: Divulgação/Western Digital

A Western Digital, companhia americana especializada em dispositivos de armazenamento, lançou na última terça-feira (31) a tecnologia OptiNAND, em evento realizado de forma online nas plataformas da empresa. A novidade consiste na otimização para HDDs do já conhecido sistema iNAND incorporado nas unidades flash, o que pretende oferecer maior eficiência, segurança e volume, segundo a marca.

Alguns destaques da tecnologia OptiNAND incluem uma melhoria na capacidade das unidades de disco, com algoritmos de firmware aprimorados com os metadados transferidos para o iNAND, o que permite mais trilhas por polegada (TPI) e consequentemente mais armazenamento disponível em cada unidade.

Além disso, a performance pode ser aprimorada com otimizações no firmware que exigirão menos atualizações de interferência de trilha adjacente (ATI), aumentando a velocidade dos processos. A nova tecnologia também reduz a necessidade de liberação de cache de gravação, no modo habilitado para isso.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A confiabilidade de dispositivos com a nova arquitetura OptiNAND também é aumentada, com quase 50 vezes mais dados retidos em caso de desligamentos de emergência (EPO).

OptiNAND se junta a outras tecnologias da Western Digital (Imagem: Reprodução/Western Digital)

A solução pode atender às necessidades de diversos órgãos, como empresas de vigilância inteligente por vídeo, nuvem em hiperescala, CSPs e fornecedores em geral. Segundo Ed Burns, diretor de pesquisa para discos rígidos, a nova arquitetura representará uma evolução de armazenamento para o mercado, que por sua vez exigirá muito mais dessa área, especialmente com o crescimento da Inteligência Artificial, Machine Learning, blockchain, Internet das Coisas, entre outras tecnologias.

A arquitetura OptiNAND se junta a outras inovações da Western Digital, como a tecnologia HelioSeal, que fecha hermeticamente os HDs e substitui o ar oxigênio interno por gás hélio, o que diminui a densidade do compartimento e diminui níveis de vibração, aprimorando a eficiência e confiabilidade. Outro recurso apresentado anteriormente nos produtos da marca é a tecnologia ePMR, que aplica uma corrente elétrica adicional na ponta do braço de leitura do disco rígido, aumentando a precisão dos dados armazenados.

A Western Digital afirma que alguns clientes selecionados já receberam novos discos de 20 TB com flash ePMR e tecnologia OptiNAND. A nova arquitetura estará disponível nos próximos dispositivos de armazenamento da marca, com alguns novos produtos sendo anunciados ainda em 2021.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.