Publicidade

Western Digital apresenta tecnologia OptiNAND de arquitetura de armazenamento

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Imagem: Divulgação/Western Digital
Imagem: Divulgação/Western Digital
Tudo sobre Western Digital

A Western Digital, companhia americana especializada em dispositivos de armazenamento, lançou na última terça-feira (31) a tecnologia OptiNAND, em evento realizado de forma online nas plataformas da empresa. A novidade consiste na otimização para HDDs do já conhecido sistema iNAND incorporado nas unidades flash, o que pretende oferecer maior eficiência, segurança e volume, segundo a marca.

Alguns destaques da tecnologia OptiNAND incluem uma melhoria na capacidade das unidades de disco, com algoritmos de firmware aprimorados com os metadados transferidos para o iNAND, o que permite mais trilhas por polegada (TPI) e consequentemente mais armazenamento disponível em cada unidade.

Além disso, a performance pode ser aprimorada com otimizações no firmware que exigirão menos atualizações de interferência de trilha adjacente (ATI), aumentando a velocidade dos processos. A nova tecnologia também reduz a necessidade de liberação de cache de gravação, no modo habilitado para isso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A confiabilidade de dispositivos com a nova arquitetura OptiNAND também é aumentada, com quase 50 vezes mais dados retidos em caso de desligamentos de emergência (EPO).

A solução pode atender às necessidades de diversos órgãos, como empresas de vigilância inteligente por vídeo, nuvem em hiperescala, CSPs e fornecedores em geral. Segundo Ed Burns, diretor de pesquisa para discos rígidos, a nova arquitetura representará uma evolução de armazenamento para o mercado, que por sua vez exigirá muito mais dessa área, especialmente com o crescimento da Inteligência Artificial, Machine Learning, blockchain, Internet das Coisas, entre outras tecnologias.

A arquitetura OptiNAND se junta a outras inovações da Western Digital, como a tecnologia HelioSeal, que fecha hermeticamente os HDs e substitui o ar oxigênio interno por gás hélio, o que diminui a densidade do compartimento e diminui níveis de vibração, aprimorando a eficiência e confiabilidade. Outro recurso apresentado anteriormente nos produtos da marca é a tecnologia ePMR, que aplica uma corrente elétrica adicional na ponta do braço de leitura do disco rígido, aumentando a precisão dos dados armazenados.

A Western Digital afirma que alguns clientes selecionados já receberam novos discos de 20 TB com flash ePMR e tecnologia OptiNAND. A nova arquitetura estará disponível nos próximos dispositivos de armazenamento da marca, com alguns novos produtos sendo anunciados ainda em 2021.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*