Publicidade

Varejista brasileira vaza a Radeon RX 9060 XT de 16 GB

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
AMD/Divulgação
AMD/Divulgação
Tudo sobre AMD

A AMD ainda não oficializou a sua próxima GPU RDNA 4, a Radeon RX 9060 XT. Por enquanto, somente uma menção geral da série de entrada foi feita, e vários rumores apontam para a existência da placa de vídeo. Entre os vazamentos, agora foi a vez da varejista online brasileira Terabyte revelar a existência de um modelo da Gigabyte.

A página foi retirada do ar, obviamente, mas como a internet não perdoa qualquer deslize, existem prints por todo o canto. O modelo específico listado pela loja brasileira é a AMD Radeon RX 9060 XT Gaming OC da Gigabyte, versão de 16 GB, já que essa GPU terá uma outra versão com 8 GB, segundo os rumores.

Requisitos de energia da Radeon RX 9060 XT

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em relação à demais especificações, o vazamento da Terabyte revela que a placa de vídeo faz uso de um conector de 8 pinos. Ou seja, seu consumo teórico é de 225W, que soma os 75W da conexão PCIe mais os 150W do conector de 8 pinos. A recomendação de fonte pela AMD, no entanto, é de 850W, o que é muito para uma GPU desse nível.

Para efeito de comparação, a Radeon RX 7700 XT, que usa dois conectores de 8 pinos, TDP de 245W, tem uma fonte de 700W como recomendação oficial da AMD. Por ser uma informação preliminar e ainda antes da hora, pode ser que exista algum engano na informação divulgada pela Terabyte.

Assim como a rival direta GeForce RTX 5060 Ti, a Radeon RX 9060 XT deve chegar com quantidades diferentes de memória. Baseado na desvantagem do modelo de 8 GB da GPU da NVIDIA, rumores sobre a equivalente da AMD ser cancelada surgiram, algo que foi desmentido por outro leaker. Ou seja, o Time Vermelho deve seguir com os planos de lançar a GPU com 8 e 16 GB.

É esperado que a Radeon RX 9060 XT seja anunciada e lançada durante a Computex 2025, que acontece a partir de 19 de maio.

Veja mais do CTUP: