USB Tipo-C pode transmitir conteúdo 4K para HDMI sem adaptadores

Por Redação | 01.09.2016 às 11:31

Apesar de estar presente em vários dispositivos no mercado, os conectores USB Tipo-C ainda geram alguns incômodos aos usuários por conta da incompatibilidade com outros dispositivos. Na maioria das vezes, por exemplo, para conectar um monitor ou televisor através de um conector USB-C é necessário contar com um adaptador HDMI.

Para solucionar este problema, porém, o grupo que realiza o licenciamento da tecnologia HDMI desenvolveu o HDMI Alternate Mode, que permite que dispositivos que têm a nova porta USB, como o MacBook de 12 polegadas, possam se conectar a monitores com resolução 4K através de um único cabo, sem a necessidade de adaptadores. Conforme a imagem abaixo revela, o cabo possui uma conexão USB-C para dispositivos como laptops, smartphones, tablets e PCs, e outra conexão HDMI para monitores, projetores e TVs.

Cabo HDMI/ USB-C

O USB-C é capaz de suportar uma gama extensa de recursos, como o 1.4b HDMI, 3D, Ethernet e CEC. No entanto, para conectar um monitor ou TV 4K através de um cabo HDMI em um MacBook de 12 polegadas, é necessário adquirir o USB-C Digital AV Adapter Multiport da Apple, que custa US$ 79.

Já nos Macs, o Thunderbolt é o modelo mais utilizado para conectar monitores e TVs 4K, visto que os outros modelos existentes são incapazes de transmitir a imagem em uma frequência de 60 Hz através do HDMI. No caso dos MacBooks de 12 polegadas, mesmo com o adaptador da Apple, a transmissão é feita com uma taxa de atualização de 30 Hz.

Rumores dão conta de que a Apple lançará uma versão atualizada do MacBook Pro e MacBook Air com portas USB-C com Thunderbolt 3 em outubro. Os novos modelos contariam com suporte ao novo cabo USB-C/HDMI, proporcionando aos usuários do Mac uma nova opção para conectar monitores e TVs 4K.

Via MacRumors